Para implementar um processo de checkout seguro, você e a sua marca precisam priorizar a transparência no relacionamento com os clientes e, acima de tudo, é preciso escolher uma plataforma de pagamentos certificada e de confiança.
Ter um processo de vendas transparente e seguro do começo ao fim – e não apenas no momento da conclusão da compra, conhecido, justamente, como “checkout” – não é apenas uma obrigação legal, mas também um diferencial competitivo.
E pode impulsionar o crescimento e o sucesso de um negócio!
Quase 30% das pessoas compraram na internet no ano de 2021 consideraram a segurança e sigilo das informações como um dos fatores mais importantes na hora de escolher onde fazer suas aquisições de produtos e serviços.
Percebe como o dado, de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), já apontava para uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos?
Continue lendo este artigo e descubra como se adequar gastando só o necessário.
O que é um checkout seguro?
O checkout em si é a última etapa de compra pela qual o consumidor passa em uma loja online; é o finalzinho do pagamento: aquele momento em que são confirmados os dados pessoais e as informações do cartão de crédito, por exemplo, além da famosa mensagem de compra finalizada com sucesso.
Um checkout seguro é aquele implementado pela loja a partir do momento em que ela se certifica de que seu sistema tem capacidade de manter todos dados em segurança e combater ou evitar possíveis invasões ou roubos, garantindo proteção tanto das informações sigilosas do próprio negócio quanto daquelas pertencentes aos clientes.
Agora, compreendendo melhor a definição do assunto que é tema central deste artigo, siga em frente e descubra por que investir nesse quesito vai trazer vantagens para seu e-commerce.
Por que investir no checkout seguro?
Os principais benefícios de ter um checkout seguro em uma loja virtual são:
- diminuir o abandono de carrinho;
- melhorar a flexibilidade dos pagamentos;
- aumentar a confiança dos consumidores;
- simplificar o processo de conclusão da compra como um todo; e
- reduzir as chances de precisar estornar uma venda.
Evitando todos esses pontos, você estará trabalhando de forma conjunta para chegar a um mesmo fim: o de aumentar o sucesso do cliente e as taxas de conversão de vendas – principalmente daquelas que, em outro cenário, poderiam ficar paradas nas últimas etapas e representar menos dinheiro no caixa ao final do mês.
Leia mais detalhes!
Diminui o abandono de carrinho
Se os clientes não se sentem seguros na hora de pagar pelo que colocaram no carrinho, é comum que eles deixem os produtos ou serviços parados por lá e, consequentemente, abandonem o carrinho cheio, passando a procurar outros e-commerces para adquirir o que precisam.
Não dá para perder uma venda bem no finalzinho, né? Aumentar a confiabilidade e a segurança nos pagamentos online vai, com certeza, ajudar a evitar problemas assim.
Melhora a flexibilidade dos pagamentos
Os melhores sistemas de checkout oferecem várias opções diferentes para que um consumidor feche negócio, como cartão, boleto, Pix, link de pagamento etc., o que beneficia diretamente quem está comprando, já que o consumidor pode escolher como quer pagar, dependendo das suas condições e preferências.
Esses sistemas também são, geralmente, os mais seguros do mercado, logo, a vantagem aqui é cíclica: um bom sistema, que também é seguro, aumenta a flexibilidade dos recebimentos e isso melhora a jornada do cliente.
Enquanto isso, a flexibilidade faz com que as pessoas comprem mais ou com maior frequência e todo mundo tem a garantia da segurança em decorrência do uso de um bom sistema de checkout.
Simplifica processos
Segurança não é sinônimo de complicação, muito pelo contrário, pois, quando você deixa seu checkout mais protegido, ele também fica mais simples!
Utilizando protocolos de segurança para armazenar os dados da empresa e dos clientes da melhor maneira possível, você acaba oferecendo, principalmente a quem compra com recorrência na sua loja, a tranquilidade de que não será necessário ficar preenchendo formulários toda vez que uma transação for acontecer.
Reduz estornos e cancelamentos
O cancelamento e o estorno de uma compra são direitos de todos os consumidores, previstos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), mas eles nem sempre acontecem por opção do cliente após o recebimento da compra ou em decorrência de algum arrependimento.
Muitas vezes, quem compra online decide não prosseguir com uma transação quando ela é contestada junto às instituições financeiras ou às emissoras do cartão de crédito!
A falta de segurança e confiabilidade do site que abriga o e-commerce e, mais do que isso, do sistema de pagamentos utilizado no checkout, se torna protagonista de diversas desistências nesses casos.
O cliente pode desconfiar que alguma coisa está errada e pedir o cancelamento da transação direto com a operadora do cartão, obrigando a realização do estorno, ou pode nem tentar finalizar a compra uma segunda vez, cancelando tudo de imediato.
Algumas contestações podem demorar meses para serem resolvidas, fazendo com que o varejista fique no prejuízo na maioria das vezes e perca o cliente por não conseguir oferecer uma experiência agradável.
E como fazer um checkout de pagamento seguro? Siga 7 passos obrigatórios
Para você conseguir um checkout de e-commerce seguro de verdade, é bem simples: trate cada compra com máxima transparência, mantenha o site da sua loja sempre atualizado e projeta-se de pedidos fraudulentos.
Confira o checklist completo!
- Certifique-se de apresentar detalhes e instruções com máxima clareza para quem estiver comprando.
- Solicite ao consumidor apenas os dados essenciais para a compra.
- Deixe os valores sempre em destaque – tanto os detalhados (de cada produto ou serviço) quanto o total.
- Não aponte taxas e cobranças extras só na hora em que a compra for finalizada e mantenha tudo bem claro do começo ao fim do checkout.
- Garanta que os métodos de pagamento, as condições de parcelamento e os juros também sejam fáceis de entender e selecionar.
- Atualize os dispositivos que você usa para gerenciar o seu e-commerce, incluindo celular e computadores pessoais, e use um antivírus capaz de identificar ameaças.
- Busque alternativas para prevenir compras e acessos maliciosos.
Analise mais a fundo aqueles pedidos cujos valores ou quantidades estejam muito acima da média normal para o seu negócio, bem como situações em que uma mesma pessoa – ou, na verdade, um robô – tenta fazer muitas vezes compras diferentes ao mesmo tempo, sobrecarregando o sistema e criando brechas de segurança.
Além disso, estabeleça um limite no carrinho de compras e implemente ferramentas como o “reCAPTCHA”, recurso do Google que certifica que cada acesso está sendo feito por uma pessoa real.
Ainda tem dúvidas sobre como implementar um checkout com segurança? Use uma API de pagamento capaz de garantir exatamente tudo o que foi mencionado no decorrer deste artigo!
Certifique-se também de que a solução escolhida por você ofereça protocolos de segurança HTTPS e SSL, emissão automática de Nota Fiscal, possibilidade de disponibilização de vários meios de pagamento aos consumidores, protestos de boletos 100% online e gerenciamento simplificado de mensalidades e de cobranças recorrentes.
Isso ainda vai ajudar o seu negócio a ser cada vez mais reconhecido e recomendado como um espaço protegido para compras!
E quanto mais recursos voltados à facilitação da administração financeira da empresa a solução tiver, melhor. Agora, mãos à obra e boas vendas.
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