Muitos sindicatos e associações ao redor do País cobram suas mensalidades através de carnês de pagamento para associação, também chamado de carnê de contribuição de associados.
Esse documento é enviado aos inscritos nas organizações por e-mail ou correspondência ou pode ser entregue pessoalmente a eles, se houver necessidade, e deve conter algumas informações específicas para esse tipo de cobrança.
O carnê de pagamento de associação não é igual a um boleto bancário, apesar de ser muito semelhante. Ele, na verdade, pode substituir o boleto e outras formas de pagamento como cartão de crédito, débito em conta e desconto em folha e ajudar na redução da inadimplência dos clientes.
Saiba mais detalhes e entenda melhor o seu funcionamento no artigo que segue.
Como funciona um carnê de pagamento para associação?
O documento é emitido todos os meses pelo departamento financeiro da própria associação, sindicato ou semelhante, de forma manual ou automatizada, e entregue pessoalmente aos associados ou, então, enviado via correspondência ou e-mail.
Uma vez recebido, o carnê pode ser pago em casas lotéricas, agências bancárias, caixas eletrônicos ou através do internet banking, e atenção: é importante pagá-lo dentro do prazo estipulado de vencimento para não arcar com cobranças de multas e juros que virão acrescidas à próxima mensalidade.
Um associado teve problemas no recebimento do carnê?
Cabe a ele buscar pelo departamento financeiro da associação para solicitar um novo documento ou, ao menos, compreender os motivos do atraso ou da ausência de recebimento.
Se o combinado entre esse associado e a organização é o envio do carnê de pagamento por e-mail, vale fazer a verificação do endereço cadastrado para ter certeza de que ele foi redigido corretamente e, além disso, visitar a pasta de “lixo eletrônico” e confirmar que o documento não foi considerado “spam” quando recebido.
Assim como o endereço de e-mail, todas as outras informações de um carnê devem ser preenchidas com o máximo de atenção. É importante ter, em mãos, uma ficha de cadastro dos clientes, não apenas para utilizá-las no preenchimento das informações, mas para qualquer outro procedimento que exija dados como esses.
Como preencher um carnê de pagamento?
Entre as informações que devem constar em cada carnê de pagamento de associação para um controle de pagamento mensal adequado, estão:
- Nome completo de quem paga - cliente/associado.
- Dados pessoais do pagador - geralmente RG ou CPF.
- Endereço de e-mail do pagador.
- Data de vencimento do pagamento.
- Valor a ser pago.
- Valor de juros e/ou multas, quando houver.
- Porcentagem e valor de desconto para pagamentos antes do vencimento, quando houver.
- Número da parcela/número da mensalidade sendo paga.
- Nome e endereço da empresa responsável pela cobrança.
Essas informações podem ser acrescidas ao documento de forma manual ou automatizada.
Como fazer um carnê de pagamento para associação?
O primeiro passo para definir como criar um carnê de pagamento mensal para associação é saber se esse documento será desenvolvido e gerado manualmente ou de maneira automatizada.
Muitas associações fazem os seus carnês manualmente, preenchendo-os em um documento de word ou em uma planilha de excel, por exemplo.
Nesses casos, todos os meses são adicionados a eles os dados de pagamento e de cada associado um por um. Algumas empresas mais atualizadas, por outro lado, já optam pela geração e emissão automatizada dos carnês, através de soluções digitais.
Qual a diferença entre carnê manual e automatizado?
Carnês feitos manualmente costumam conter menos informações do que os carnês emitidos de forma automatizada, além de exigirem mais tempo dos profissionais do departamento financeiro da associação ou sindicato e estarem mais sujeitos a erros.
Carnês digitais, por sua vez, têm como vantagens a facilidade de emissão e de envio, além de descrever um maior número de informações e dados tanto sobre o associado quanto sobre a organização emissora, inclusive porque algumas dessas informações são exigidas pelo Banco Central. Eles podem, inclusive, ser essenciais na redução da inadimplência.
É mais difícil criar um carnê digital?
Pelo contrário! Existem plataformas criadas especificamente para a realização desse tipo de processo financeiro e basta compreender o seu funcionamento e fazer alguns testes para perceber que elas realmente facilitam, simplificam e desburocratizam a emissão.
Passo a passo para criar carnê de pagamento usando a tecnologia
Para implementar uma solução ou plataforma de emissão automatizada de carnês de pagamento e criar um crediário próprio, associações e sindicatos precisam pesquisar as alternativas disponíveis no mercado e selecionar aquela de maior reconhecimento e credibilidade.
Em seguida, o gestor precisa apenas:
- Fazer um cadastro na plataforma.
- Cadastrar também todos os seus clientes.
- Lançar todos os dados que serão utilizados no preenchimento do carnê.
- Digitar informações complementares e específicas para cada um dos documentos.
- Finalizar o processo.
Quando a plataforma escolhida for uma solução completa e verdadeiramente funcional, ela permitirá o arquivamento de todos os carnês emitidos e fornecerá para a associação ou sindicato o histórico de pagamento de todos os clientes, entre outras coisas, permitindo, assim, uma melhor organização das contas a receber e um melhor controle de entrada e saída de caixa.
Como controlar os pagamentos de carnê de forma automatizada?
Para controlar os pagamentos de carnê de forma automatizada, escolha uma solução de emissão capaz de possibilitar:
- gerenciamento e edição das informações de cada documento com facilidade;
- demonstrativos de parcelas e acompanhamento em tempo real dos pagamentos;
- controle de multas e juros e também de descontos para pagamentos até alguns dias antes do vencimento;
- envio de lembretes de pagamento aos clientes através de diferentes canais de comunicação - como mensagens para celular e e-mail - além de possibilitar o controle quanto a quem recebe e lê as notificações; e
- consulta do histórico de recebimentos.
Já conhece a emissora gratuita de carnês de pagamento da Cobre Fácil? Ela oferece tudo isso e ainda permite a personalização das faturas com o seu logotipo. Vale a pena experimentar!
Deixe seu comentário