Como aumentar receita recorrente: práticas comprovadas

Explore, neste artigo, oito maneiras comprovadas de aumentar sua receita recorrente e entenda como a Cobre Fácil pode ser a peça-chave na modernização da sua gestão financeira e na sua lucratividade. Leia mais!

Mulher de blazer verde e blusa branca segurando o telefone em seu ouvido esquerdo, em sua frente uma mesa com um notebook, telefone, agenda cobre fácil, porta caneta, e luminária. No fundo parede na cor azul

Aumentar a receita recorrente de uma empresa envolve investimento na inovação e, em paralelo, a criação de planos que vão além do básico, conquistando a fidelidade dos clientes, além, é claro, da identificação de oportunidades para diversificar os serviços.

O aumento de recebimentos por recorrência – em quantidade e valores também! – é uma possibilidade real e, neste artigo, você explora a aplicação de oito táticas e ferramentas fundamentais para tudo acontecer.

Descubra, agora, como a modalidade pode trazer uma estabilidade financeira ainda maior para o seu negócio e aprenda a impulsionar verdadeiramente o seu faturamento!

O que é receita recorrente?

A receita recorrente é, basicamente, o dinheiro que entra regularmente no caixa de uma empresa por meio de pagamentos periódicos, muito comum quando os clientes da empresa fecham planos de assinaturas, por exemplo, ou contratam softwares como serviços.

Essa receita garante uma boa dose de segurança ao entregar ganhos regulares para os negócios, e funciona como a espinha dorsal que sustenta as contas já que, na sua essência, trata-se de um modelo pensado para ajudar empreendedores a manterem um cronograma financeiro ao garantirem rendimentos fixos e previsíveis.

Entender profundamente esse conceito é o primeiro passo para desbloquear todo o potencial que ele tem, então, para facilitar ainda mais a compreensão, que tal uma lista de empreitadas que se sustentam a partir da recorrência?

  • Plataformas de assinaturas de conteúdo, que oferecem acesso contínuo a conteúdos exclusivos por meio de assinaturas mensais ou anuais.
  • Software como Serviço (SaaS), cuja assinatura recorrente garante atualizações e suporte contínuos.
  • Clubes de produtos, que oferecem produtos exclusivos ou personalizados regularmente aos seus membros enquanto eles, em troca, pagam uma mensalidade para fazerem parte.
  • Plataformas de streaming, que disponibilizam conteúdo audiovisual mediante assinatura mensal, proporcionando entretenimento constante.
  • Clubes de livros responsáveis por oferecer, aos seus assinantes, a experiência regular de receber livros selecionados em suas casas e, muitas vezes, brindes exclusivos também.
  • Aplicativos fitness, que proporcionam acesso a treinos e orientações de saúde, substituindo ou, preferencialmente, complementando os planos recorrentes de academias.

Agora, explore a viabilidade do crescimento dessa forma de receita no seu empreendimento!

É possível aumentar as receitas recorrentes?

O aumento das receitas recorrentes é, sim, plenamente viável e está ao seu alcance, mas, como qualquer estratégia de negócio, requer apostas na diferenciação, ou seja, depende da personalização dos planos de acordo com as necessidades de cada cliente para que você venda algo realmente exclusivo.

Em paralelo, a dica é adotar recursos específicos, como os que permitem a automatização das cobranças para facilitar sua gestão financeira, simplificar os processos ligados ao financeiro da empresa, reduzir os índices de inadimplência e, consequentemente, otimizar o crescimento dos valores entrando em caixa periodicamente

Portanto, dá para aumentar receitas recorrentes se você:

A boa notícia é que esse modelo permite ajustes contínuos e tem tudo a ver com a adaptação aos feedbacks dos clientes, expandindo sempre de forma sustentável, seguindo tendências e deixando a empresa alinhada às expectativas do mercado.

Como a cobrança recorrente pode aumentar sua receita?

A previsibilidade dos recebimentos (periódicos) oferece uma base financeira sólida, permitindo que você planeje entradas e saídas de caixa do seu negócio com mais confiança, antecipe investimentos, inove em produtos e serviços e conquiste novos horizontes.

Uma coisa leva à outra e, quando você menos esperar, a cobrança recorrente estará aumentando a sua receita de forma direta e indireta também!

Só que, não custa reforçar: a automação desempenha um papel vital nesse cenário, proporcionando eficiência e eliminando tarefas manuais que consomem tempo.

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Como um sistema de cobrança auxilia na receita recorrente?

Destaque dentre as melhores plataformas de pagamento recorrente, a Cobre Fácil é a aliada perfeita para garantir o sucesso da receita recorrente por aí, pois oferece recursos específicos que simplificam sua gestão e otimizam tanto as cobranças quanto a administração do caixa e de clientes devedores.

A automação dos envios de notificações de vencimentos dos pagamentos por SMS e e-mail, os relatórios detalhados e a facilidade para controlar e ajustar os dados dos seus planos, bem como da freguesia, são apenas algumas características que tornam essa plataforma tão relevante para a maximização da receita.

Com ela, você também ganha eficiência operacional e pode focar mais em estratégias de crescimento, consegue emitir Nota Fiscal com apenas alguns cliques e poupa tempo e trabalho humano que podem ser redirecionados para outras frentes do seu negócio.

Aliadas a outras estratégias, a flexibilidade e adaptabilidade da receita recorrente através da modernização da sua gestão e do seu controle vão oferecer oportunidades contínuas para o crescimento do seu negócio.

7 estratégias para aumentar a receita recorrente

Planos atrativos, parcerias e investimentos na omnicanalidade são formas de aumentar a receita recorrente de um negócio, mas outras estratégias podem valer tanto quanto ou serem complementares a essas três, e todas as principais foram listadas abaixo.

1. Ofereça planos atrativos e diversificados

Oferecer planos que vão além do básico é um bom começo para atender às necessidades dos clientes, assim como cativá-los. Outra etapa vai ser diversificar as opções já oferecidas, criando uma gama mais abrangente de alternativas para atender a diferentes necessidades e orçamentos.

Entregue experiências excepcionais: eis aqui uma vantagem competitiva que sempre dá retorno!

Ao proporcionar benefícios exclusivos, como acesso antecipado a novos recursos, descontos especiais e suporte prioritário – para clientes premium, por exemplo – você não apenas mantém os consumidores existentes, como os incentiva a gastarem mais e irem além naquilo de que usufruem e gostam tanto.

2. Planeje maneiras de incentivar a fidelização

A fidelização dos clientes é um dos elementos mais sensíveis para assegurar o aumento da receita recorrente e, para que ela aconteça, estratégias que mantêm as pessoas satisfeitas e engajadas são fundamentais.

Uma experiência positiva assegura a retenção enquanto impulsiona a recomendação, contribuindo para um aumento orgânico na base de fregueses. A partir daí, cabe a você também recompensar toda a lealdade, incentivando a permanência da clientela e aumentando sua receita.

Invista em suporte eficiente, feedbacks contínuos e programas de fidelização!

3. Amplie a oferta de produtos ou serviços e melhore continuamente

A diversificação é a chave para o crescimento da receita recorrente e identificar oportunidades para expandir a oferta de serviços ou produtos também fortalece a reputação da sua marca no mercado.

Analise as necessidades do seu público-alvo buscando soluções complementares à sua venda principal e introduza novos recursos que agreguem valor aos já existentes e atendam às demandas emergentes, mantendo-se à frente da concorrência.

Nesse ponto, também entra a melhoria contínua daquilo que é oferecido: mantenha a sua marca inovadora, atualizando constantemente seus produtos ou serviços para que ela se faça necessária na vida de quem a procura.

4. Amplie os canais de vendas também

Na busca por atender às necessidades e o comprometimento com a melhoria contínua dos seus produtos ou serviços, explore ativamente novos canais para atingir diferentes públicos, expandindo suas oportunidades de vendas.

Esteja presente em plataformas em que o seu público-alvo também está: adote uma abordagem omnichannel para proporcionar uma experiência de compra integrada.

5. Firme boas parcerias

A colaboração entre empresas é outra maneira eficaz para ampliar seu alcance e criar oportunidades de venda cruzada. Para fazê-la acontecer, estabeleça parcerias com empreendedores que compartilhem valores semelhantes aos seus e mirem em um público-alvo complementar ao da sua marca.

6. Dê descontos para quem pagar antecipado

Ofereça incentivos significativos para pagamentos antecipados, criando um ambiente que gere fluxo de caixa e comprometimento a longo prazo. Essa prática estimula a antecipação de receitas ao mesmo tempo que fortalece os laços de lealdade com seus clientes, promovendo a previsibilidade financeira e recompensando a fidelidade.

7. Automatize processos

A automatização de processos é uma peça fundamental para otimizar a gestão da receita recorrente. Ela ajuda a economizar tempo e recursos, enquanto deixa os processos mais precisos e consistentes, proporcionando uma base sólida para a sustentabilidade do negócio e um crescimento contínuo.

E, voltando ao assunto que já foi colocado em pauta anteriormente neste artigo, a dica principal é, antes de qualquer outra automatização, implementar soluções de cobrança para conseguir colocar em prática todas as outras estratégias da lista – independentemente de quais sejam – sem se preocupar com como você vai gerir e organizar dados e informações do seu financeiro!

Modernizando os processos ligados às entradas e saídas de dinheiro do caixa, fica muito mais fácil trabalhar em diversas maneiras de como aumentar vendas com receita recorrente, principalmente se a tecnologia escolhida por você ajudar, ainda, nas cobranças de recorrência de maneira específica, como faz a plataforma da Cobre Fácil.

Enfim, quer saber como ter uma maior receita recorrente? Incentive os clientes já existentes a investirem mais em seus produtos ou serviços. Só não deixe de inovar enquanto faz isso.
 

Integre táticas de upselling e cross-selling, maximizando o valor de cada transação e criando oportunidades para um relacionamento mais profundo com a freguesia, mas esqueça a ideia de direcionar um monte de esforço e tempo humano para processos que podem ser feitos pela tecnologia.

Lembre-se sempre de que tempo e esforço são o equivalente a dinheiro no mundo dos negócios!

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