Terceirize suas dores de cabeça ou, melhor ainda, elimine-as, contando com uma assessoria de cobrança para conseguir um dinheiro que é seu por direito! São vantagens da assessoria: expertise no contato com inadimplentes e orientações sobre como usar a tecnologia para cobrar, além do conhecimento legal e da assistência jurídica.
Na maioria das empresas, especialistas no assunto ainda colaboram com a redução de custos e na manutenção do relacionamento com o cliente como um todo.
Se você pensa em fechar contrato com uma empresa do ramo, ler mais a fundo sobre o que é o trabalho, como ele acontece e quanto ele custa pode ajudar na tomada de decisão final, então, continue aqui até o final deste artigo e explore as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o tema!
O que é uma assessoria de cobrança?
Uma assessoria de cobrança é uma empresa prestadora de serviços que faz o meio de campo entre a sua empresa e devedores, através da sua expertise, aparatos jurídicos e tecnologia – e que ensina você a usar ferramentas de cobrança a seu favor.
Em resumo, ela ajuda você no processo de procurar clientes inadimplentes para “reaver” o dinheiro que eles já deveriam ter pagado por produtos ou serviços adquiridos.
O que faz uma empresa de cobrança de dívida?
Uma empresa de cobrança ou assessoria de cobrança vai ser, como o nome já diz, uma parceira de negócios que ajuda a sua empresa a recuperar dívidas em aberto.
Enquanto ela assume a parte mais difícil do financeiro, você fica responsável por fazer o seu negócio crescer, ao mesmo tempo em que consegue aprender maneiras de minimizar ou até eliminar inadimplências futuras.
Como funciona uma assessoria de cobrança?
A assessoria recebe, de você, a carteira de devedores da sua empresa, com nome, endereço e contato de cada um deles. Em seguida, organiza os dados, faz as devidas cobranças, recebe e repassa os valores para o seu caixa. Se não tiver sucesso em nenhuma das várias etapas do processo de cobrança, ela entra com uma ação judicial.
De modo geral, o time de uma empresa como essa é formado por:
- analistas de planejamento de cobrança, responsáveis por planejar todos os detalhes para reaver os débitos da sua empresa;
- profissionais de “control desk”, que monitoram as atividades, montam ordem de discagens, determinam mensagens e verificam se as abordagens estão surtindo efeito;
- operadores de cobrança, responsáveis por entrar em contato com os devedores, argumentar com os clientes, realizar negociações e acordos;
- profissionais de sistema de informação gerencial, que acompanham e medem o trabalho, apresentando relatórios de seu desempenho; e
- representantes legais e advogados.
A assessoria ainda conta com ferramentas de automação que oferecem recursos diversos para o recebimento mais rápido dos montantes em atraso e possibilitam até o protesto de boleto quando necessário, além da cobrança via cartão de crédito ou link de pagamento, por exemplo, para as negociações serem mais flexíveis e terem mais chances de sucesso.
Acompanhando a maneira como essas ferramentas são utilizadas, você, inclusive, aprende a usufruir delas também – para o resto da vida!
Vale lembrar que uma empresa que utiliza boas tecnologias a seu favor pode oferecer serviços mais eficientes e seguros, assim como, na medida do possível, melhorar a experiência do seu cliente, o que vale tanto para a assessoria quanto para o seu negócio, e tanto para você quanto para quem está sendo cobrado.
7 benefícios principais de ter uma assessoria de cobrança
Expertise e suporte tecnológico, assistência jurídica para lidar com processos judiciais, redução de custos e manutenção do relacionamento com o cliente são exemplos do que uma assessoria de cobrança pode proporcionar ao seu negócio. Veja os sete principais benefícios dessa parceria detalhados adiante.
1. Expertise e suporte tecnológico
Em vez de ter duas ou três pessoas dentro do seu financeiro para resolver pendências com clientes inadimplentes, você conta com um time inteiro dedicado para recuperar o que é do seu negócio por direito. E, sim, por mais que tenha gente que ainda não acredite, uma equipe especialistas pode garantir uma movimentação mais rápida na recuperação até de débitos que você acreditava ter perdido de vez.
2. Conhecimento legal necessário para atuar com casos difíceis
Há pelo menos quatro tipos diferentes de devedores: o negligente, o ocasional, o viciado e o mau pagador e, para lidar com casos difíceis principalmente, fazer tudo dentro da lei é fundamental. Daí a importância do aconselhamento jurídico de uma empresa especializada.
O devedor que costuma pagar dentro do prazo, mas, por algum motivo, atrasa o pagamento, pode ver a cobrança como uma ofensa, então, a assessoria ajuda em situações menos complexas como essa também, mas o mau pagador já se acostumou a ser cobrado e não se preocupa em reconquistar “crédito na praça”, portanto, talvez só a assessoria (e a Justiça!) consigam ajudar.
3. Assistência jurídica em protestos e cobranças judiciais
Desde que a assessoria conte com um advogado e/ou com representantes legais na equipe, estará apta para conduzir protestos e cobranças judiciais em nome da sua empresa ou auxiliar você naqueles que já começaram.
Quando uma cobrança está correndo na Justiça, o papel da assessoria vai ser tentar fechar um acordo conveniente para a empresa e para o cliente inadimplente o quanto antes. O resultado? Seu dinheiro no bolso o quanto antes também!
4. Redução de custos
Contratar especialistas pode ajudar você a parar de realocar recursos internos para tentar manter o caixa no azul e, colocando na balança, ao terceirizar toda a “encrenca”, você gasta menos do que gastaria tentando gerenciar os processos por conta. Aliás…
5. Aceleração do processo de coleta de pagamentos
Quanto antes a coleta de pagamentos atrasados for feita, mais rápido o fluxo de caixa da empresa pode voltar para o azul e os processos do setor de contas a receber do negócio começam a andar. Uma assessoria de cobrança, como você viu anteriormente no decorrer deste artigo, faz uma “geral” nas contas pendentes por aí e elimina débitos de todos os tamanhos, novos e antigos, além de ensiná-lo(a) a evitar problemas similares a curto, médio e longo prazo.
6. Manutenção do relacionamento com o cliente
Se tem uma coisa que uma assessoria ou até mesmo um processo de cobrança bem elaborado podem fazer por você é a manutenção do seu relacionamento com os clientes e a preservação do laço entre marca e consumidores.
Mesmo que a cobrança seja realizada dentro do que dita o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da forma mais gentil possível, os devedores podem ficar sem jeito para voltarem a comprar outra vez, principalmente se essa for a primeira vez que uma abordagem desse tipo acontecer com eles, então, fuja do “BO”, como dizem!
Até mesmo quando um cliente é, de fato, um mau pagador, a cautela e a empatia devem permanecer no topo das suas prioridades e, quando fica impossível fazer isso, a assessoria entra em cena.
7. Redução do índice de inadimplência da sua empresa
A parceria ainda pode ajudar a sua organização na redução da taxa de inadimplência, tornando o negócio viável financeiramente e, assim, aumentando sua longevidade no mercado e preservando sua imagem frente a investidores e outros consumidores.
Antes de vender a prazo, você até pode contar com a expertise de uma assessoria de cobrança para medir o risco de inadimplência dos possíveis novos clientes ou, se não quiser fazer isso, pelo menos aceite dela orientações sobre como se comportar, quais tecnologias usar a seu favor e o que não fazer.
O que as empresas de cobrança não podem fazer?
O Código de Defesa do Consumidor alerta que empresas de cobrança ou mesmo equipes responsáveis pelo atendimento dentro dos negócios como um todo não podem, de modo algum:
- fazer ameaças ao cliente;
- expor o cliente ao ridículo;
- realizar cobranças em dias e horários inapropriados;
- envolver familiares, amigos ou colegas de trabalho na negociação;
- recusar-se a negociar; e
- cobrar juros abusivos do inadimplente.
Nada que seguir um bom script de cobrança não resolva! Ou seja, nada melhor do que ter, em mãos, um roteiro que descreve a abordagem do início ao fim, com instruções, regras e um passo a passo claro de como ela deve ser conduzida, e com mensagens e perguntas padronizadas.
Quanto custa contratar uma empresa de cobrança?
O custo para contratar uma empresa de cobrança pode variar de acordo com o número de devedores do seu negócio e/ou de acordo com o perfil da carteira de clientes inadimplentes, mas costuma girar entre 10% e 20% do valor das dívidas acumuladas.
Muitas assessorias também acabam incluindo, em contrato, cláusulas que as fazem “ficar” com os valores recebidos em juros e multas após o pagamento das cobranças por parte dos clientes.
Agora que você já sabe absolutamente tudo o que precisava sobre esse trabalho, antes de contratar, avalie e compare benefícios. Em paralelo, de hoje em diante, explore o universo da recorrência e usufrua de um sistema de cobrança recorrente para automatizar processos, enviar lembretes de vencimento e garantir fluxo de dinheiro constante. Boa sorte!
Deixe seu comentário