O parcelamento recorrente vem ganhando destaque entre as empresas que buscam formas de aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Nele, o valor total do produto ou serviço é dividido em parcelas que são pagas periodicamente e sem que o consumidor precise fazer novas transações a cada uma.
Essa estratégia pode aumentar as chances de negócios e ainda permite a quem compra manter o produto ou serviço por um período maior, fazendo valer cada centavo pago.
Ao permitir que o cliente pague em várias vezes, a empresa pode ampliar seu público-alvo, atraindo quem antes não podia ou não queria se relacionar com ela por causa de valores elevados. Vamos entender como essa recorrência funciona?
O que é parcelamento recorrente ?
O parcelamento recorrente é um tipo de cobrança em que um valor de determinado produto ou serviço é dividido em parcelas e cada parcela é cobrada em intervalos regulares (geralmente mês a mês) até que o valor total seja quitado.
Esse modelo é comum em compras de bens de alto valor, como eletrodomésticos, eletrônicos e veículos, pois permite ao cliente adquirir o item pagando parcelas menores. Ele também dá ao vendedor a possibilidade de receber o pagamento de forma mais diluída, mas sem comprometer seu fluxo de caixa.
Inclusive, no caso do pagamento via cartão de crédito, algumas operadoras disponibilizam o valor à vista para o vendedor, que recebe o valor total da compra instantaneamente mediante cobrança de uma pequena taxa.
Qual a diferença entre o pagamento recorrente e o parcelamento?
O primeiro se refere a uma cobrança regular sem a necessidade de um parcelamento prévio, enquanto o segundo se refere à distribuição do pagamento do montante total de uma compra ou contratação de um serviço em várias partes, cobradas regularmente.
Ou seja, um serviço de assinatura de internet ou streaming, por exemplo, é um pagamento recorrente, já que você paga um valor cheio, mensalmente, pelo serviço – sem a possibilidade de dividir esse valor em vários montantes menores.
Já a compra de um eletrodoméstico que tem seu valor total dividido em várias parcelas pode ser considerada um parcelamento recorrente até o pagamento da última parte devida.
Manter recorrência nada mais é do que continuar repetindo o mesmo ato por determinado espaço de tempo e pagar desse jeito significa arcar com o valor de um mesmo produto ou serviço várias vezes no ano, no mês ou até na semana, para continuar usufruindo dele.
Parcelar com recorrência, no entanto, significa pagar parcelas de uma compra de tempos em tempos até o saldo total ser quitado.
Como o parcelamento recorrente pode beneficiar o negócio?
Oferecer essa possibilidade vai aumentar suas vendas, fidelizar clientes, diminuir a inadimplência, melhorar o fluxo de caixa e possibilitar o cross selling e up selling – vendas de outros produtos ou serviços além daqueles contratados ou procurados pelo público-alvo.
Entender cada um desses benefícios é fundamental na hora de você decidir se vai ou não permitir o parcelamento para quem compra na sua loja.
Aumento das vendas
Ao oferecer a possibilidade de parcelamento recorrente, seu negócio pode atrair pessoas que não têm condições financeiras de adquirir um produto ou serviço de alto valor pagando à vista. Isso pode aumentar o número de vendas e, consequentemente, o faturamento.
Sem contar que ajuda a manter mais consumidores por perto – já que eles firmam compromissos duradouros quando decidem pagar um mesmo montante em várias vezes.
Fidelização de clientes
Quando o cliente opta por essa modalidade de pagamento, ele geralmente estabelece um vínculo de longo prazo com a empresa. Essa pode ser uma oportunidade para construir um relacionamento mais aprofundado com ele, oferecendo um bom atendimento e solucionando possíveis problemas.
Redução da inadimplência
Em um parcelamento recorrente, a empresa pode ter mais controle sobre o pagamento das parcelas e, consequentemente, reduzir a inadimplência, isso porque a cobrança é feita de forma automática, através de plataformas digitais, o que diminui as chances de esquecimento ou atraso por parte do consumidor.
Melhora no fluxo de caixa
Todos os benefícios mencionados acima somados à certeza do recebimento dos valores das parcelas em intervalos regulares levam, sem dúvida, a uma melhora no fluxo de caixa da corporação.
Junto com ela, podemos destacar também a possibilidade de planejar melhor o orçamento e traçar estratégias mais assertivas a curto, médio e longo prazo.
Possibilidade de up selling e cross-seling
Durante o período do parcelamento, sua empresa pode oferecer outros produtos ou serviços complementares aos já comprados ou contratados pelo cliente, aumentando, assim, o valor total da venda por pessoa. Essas técnicas são chamadas de cross selling e up selling.
Agora, lembra que comentamos sobre a modalidade acontecer de forma 100% online? Continue a leitura para entender o que estamos querendo dizer! Antes, um alerta: o risco é de surpresas muito positivas com as informações que virão adiante.
Como configurar um sistema de parcelamento recorrente?
A configuração de um sistema de parcelamento recorrente envolve escolher a plataforma correta, definir a quantidade de parcelas, integrar o sistema ao da sua empresa (se necessário), definir também uma política interna de cobranças e divulgá-la adequadamente e oferecer suporte ao cliente.
Podemos dizer que essa configuração é a mesma do sistema de pagamento recorrente. Aliás, quem tem um, tem o outro! Basta contratar uma plataforma de gestão de cobrança para usufruir do melhor dos dois mundos.
Sem contar que plataformas completas de cobrança recorrente facilitam a vida e configurá-las e utilizá-las para cuidarem também dos parcelamentos está cada vez mais fácil e rápido.
Além de tudo, a integração não exige interrupção de suas operações, apenas o acompanhamento de algumas práticas super simples.
6 melhores práticas para o uso de parcelamento recorrente
Deixamos listados abaixo todos os passos para você acompanhar na hora de modernizar a maneira como recebe pagamentos por aí.
Sabe a história de "um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade"? Essa trajetória curta a ser seguida durante a pesquisa e implementação da sua plataforma de parcelamento recorrente trará resultados muito significativos para todo o ecossistema do seu negócio.
1. Escolher corretamente a plataforma
Antes de qualquer coisa, sugerimos buscar por uma solução que não apenas seja reconhecida no mercado, como já indicado anteriormente, mas que também ofereça, pelo menos:
- Nota Fiscal com emissão automática;
- envio de notificações aos consumidores por e-mail e SMS;
- suporte on-line; e
- relatórios para análise de métricas.
Só assim você terá certeza de que escolheu uma plataforma de cobrança recorrente realmente completa e capaz de atender às necessidades específicas do seu negócio.
2. Fazer testes e apresentar a solução aos colaboradores e clientes
Uma vez escolhida a plataforma, ela precisa ser testada dentro do seu negócio e de acordo com o cenário das vendas que você faz. Ao mesmo tempo, é interessante apresentá-la aos colaboradores e sanar quaisquer dúvidas que eles tenham e até introduzi-la aos clientes.
Dica: escreva um e-mail para quem está cadastrado no banco de dados da empresa informando a novidade e listando os benefícios! No fim, convide essas pessoas a conhecer melhor o recurso, fazendo uma compra com 5% de desconto. Que tal?
Antes, lembre-se apenas de configurar as opções de parcelamento.
3. Configurar o parcelamento com muita calma
Acessando a sua área exclusiva na plataforma, você terá a possibilidade de configurar tudo o que diz respeito aos seus pagamentos e parcelamentos recorrentes, inclusive o número máximo de parcelas, o valor mínimo e máximo de cada uma, a periodicidade das cobranças e as taxas de juros, por exemplo.
4. Integrar o sistema à loja
Após configurar as opções de parcelamento, será necessário integrar o sistema a outros sistemas instalados na sua loja física, ao seu site ou à loja virtual do negócio. Isso pode acontecer por meio de softwares (APIs ou plugins) feitos especificamente para unir plataformas de pagamento e de vendas.
5. Definir uma política interna de cobrança
Outra prática fundamental é definir uma política de cobrança clara e transparente, que inclua informações sobre a periodicidade dos pagamentos, os prazos para acerto de cada parcela e os procedimentos em casos de inadimplência.
Essa política deve ser repassada aos colaboradores e clientes e estar alinhada dentro das expectativas e possibilidades de todos os envolvidos em uma negociação antes de ser oficialmente firmada.
6. Oferecer suporte aos clientes
Mais uma prática antes de encerrarmos este artigo: o famoso SAC ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, que pode parecer óbvio ou até ser deixado em segundo plano por alguns gestores, mas precisa ser prioridade.
Para garantir a satisfação do cliente e evitar problemas com o parcelamento recorrente, é absolutamente necessário oferecer um suporte adequado e eficiente, através do qual seja possível solucionar dúvidas e problemas com rapidez.
Esse suporte pode ser oferecido por WhatsApp, telefone, e-mail (desde que respondido no mesmo dia ou em até 48 horas) ou pessoalmente: você quem decide, só não demore para escolher, está bem?
Por hoje, é só!
Agora, mais do que nunca, ficou claro que a recorrência pode ser decisiva para o crescimento do seu negócio, desde que bem aplicada, é claro. Mas fique tranquilo, você já está especialista no assunto!
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