Para gestores de escolas, terminar o mês lidando com alunos ou pais inadimplentes é uma frustração, mas o pagamento recorrente, ou seja, o recebimento das mensalidades de forma automatizada, pode ajudar a evitar esse cenário desconfortável.
A alternativa ainda é positiva no sentido de manter a instituição de ensino competitiva e contribuir para um financeiro muito mais organizado e sustentável, você sabia?
Se você precisa entender como ela funciona exatamente ou busca compreender mais sobre os seus benefícios para, então, implementá-la por aí, continue lendo este artigo.
Como funciona o pagamento recorrente da mensalidade escolar?
A escola presta o seu serviço normalmente durante o mês e, assim que esse período acaba, o valor da mensalidade cobrada pelo serviço prestado é cobrado dos alunos, pais ou responsáveis. Na maioria das vezes, a cobrança recorrente acontece através do cartão de crédito, de débito automático programado ou do envio de um boleto bancário para a pessoa que deve realizar o pagamento.
E tanto para implementar cobrança recorrente no cartão de crédito dos alunos quanto para conseguir receber por recorrência em qualquer outro formato, o(a) gestor(a) da instituição de ensino precisa contratar um software específico.
Esse software deve ajudar no gerenciamento de mensalidade como um todo, atendendo às necessidades do negócio, bem como enviar lembretes de cobranças por SMS ou e-mail e contribuir com a redução do índice de inadimplência. As vantagens de tê-lo como aliado foram listadas no próximo tópico.
Por que oferecer pagamento recorrente aos alunos?
São algumas das principais vantagens de pagar e receber mensalidade escolar por recorrência, a praticidade e o não comprometimento do limite do cartão de crédito, por exemplo, para os clientes, e a impessoalidade e a segurança ao cobrar e a previsibilidade de receita para a empresa.
Se você gere uma instituição de ensino, confira, abaixo, a lista completa de benefícios de ter um sistema online de cobrança recorrente!
- Todos os pagamentos recebidos centralizados em um só lugar.
- Identificação facilitada de clientes inadimplentes ou com problemas para realizar os pagamentos e atendimento personalizado a cada um.
- Melhora da reputação do negócio e da percepção de valor por parte de alunos, pais e responsáveis, além do consequente aumento da fidelização.
- Corte de gastos com terceirização de empresas para cuidar do financeiro.
- Garantia de segurança de dados sigilosos tanto da empresa quanto dos clientes.
- Melhor previsibilidade de receita.
- Redução de atrasos nos pagamentos e manutenção adequada do fluxo de caixa.
Vale experimentar esse formato de gerenciamento de cobrança e mudar a realidade financeira atual por aí!
Como colocar a cobrança recorrente na sua escola?
Primeiro, escolha um sistema de cobrança recorrente de mensalidade para escolas que entregue o maior número de benefícios à instituição e aos alunos. Depois, cadastre sua empresa, os dados dos estudantes e responsáveis pelo pagamento na plataforma e defina valores e datas de vencimento de cada mensalidade.
Cobre Fácil em apenas 5 passos!
Acesse a plataforma da Cobre Fácil, crie sua conta grátis e escolha o seu plano. Comece a receber com recorrência ainda este mês!
- Cadastre os pagadores informando nome completo, número do documento, valor da mensalidade e data de vencimento.
- Selecione o tipo de recorrência de cada aluno: cartão de crédito, boleto recorrente ou link de pagamento.
- Convide o aluno ou os pais/responsáveis para acompanhar o histórico de pagamento, alterar dados do cartão, baixar a Nota Fiscal e o recibo de pagamento diretamente na área exclusiva disponível dentro da plataforma.
- Programe lembretes de cobrança que serão disparados automaticamente antes, durante e depois da data de vencimento da mensalidade.
- Controle os recebimentos recorrentes em um só lugar e tenha acesso a relatórios sobre a saúde financeira da sua escola.
Simples assim! Tome hoje a atitude que você precisa para aumentar sua receita recorrente pro resto da vida. Mãos à obra!
Deixe seu comentário