Um gateway de pagamento é um sistema que funciona como uma ponte para o trânsito de informações financeiras entre quem compra e quem vende, porque ele ajuda no processamento de dados de pagamento e verifica a validade das operações.
Tudo de forma criptografada, o que garante a segurança de cada informação que “passa” por ele!
O recurso serve, principalmente para que, no momento do pagamento, vendedor e cliente concluam a transação sem correr riscos, garantindo que o dinheiro “troque de mãos” tranquilamente. Siga em frente neste artigo para entender melhor.
O que é um gateway de pagamento?
Um gateway ou uma API de pagamento é um sistema digital que torna mais fáceis e ágeis as transações financeiras entre compradores e vendedores em ambientes online, processando informações de pagamento, como os dados de um cartão de crédito ou débito, de forma criteriosa e segura.
Se você quiser saber para que serve um gateway de pagamento na prática, confira algumas de suas principais funções na lista abaixo.
- Confirmação dos dados apresentados como forma de pagamento da compra
- Proteção das informações sigilosas de empresas e consumidores através da criptografia
- Verificação de fundos (saldo ou limite de crédito) e autorização da transação para que a compra/venda seja concluída com sucesso
- Envio de notificações instantâneas sobre a transação, tanto para o comprador quanto para o vendedor
- Flexibilização das opções de pagamento através da integração com sistemas de bancos ou operadoras de cartão
A palavra “gateway” pode ser entendida como “caminho para o portal” que, nesse caso, é uma passagem – segura! – de dados que circulam entre diferentes instituições (instituições financeiras, operadoras, lojas e pessoas físicas, por exemplo).
E, se ele é um sistema que garante segurança, todo negócio pode utilizá-lo!
Quais negócios podem usar gateway de pagamento?
Qualquer empresa que aceite pagamentos eletrônicos pode e deve usar um gateway para receber de seus clientes, mas, para isso, ela precisa estar em uma plataforma de interface digital e, portanto, ter um site ou aplicativo funcionando como e-commerce, cuja segurança esteja devidamente padronizada.
Também é necessário contar com uma conta bancária comercial, e não somente: confira tudo o que é preciso para integrar um gateway de pagamento ao seu negócio no quadro a seguir.
Presença online | O negócio deve existir na rede, seja por meio de um site, aplicativo ou outra plataforma digital intermediadora |
Conta bancária comercial | É preciso ter uma conta bancária comercial – a famosa conta de Pessoa Jurídica –para receber os valores gerados pelas transações |
Sistema de comércio eletrônico | Use um sistema de comércio eletrônico, aplicativo ou outra plataforma que permita integração com um gateway de pagamento |
Conformidade com requisitos de segurança | O negócio deve seguir padrões de segurança estabelecidos, como o PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento) para garantir a segurança financeiras dos clientes |
Documentação legal | Pode ser necessário apresentar documentação legal como o CNPJ para garantir a legitimidade do negócio |
Configuração técnica | A integração técnica entre o sistema de comércio eletrônico e o gateway de pagamento pode exigir conhecimentos básicos de programação no momento da configuração, por isso, considere ter ajuda profissional |
Sabendo de todos esses pontos, lembre-se, ainda, de sempre verificar os requisitos específicos do gateway de pagamento escolhido antes de contratá-lo e implementá-lo, já que as variações entre os sistemas podem ser determinantes para atender às necessidades do seu negócio.
7 principais vantagens de usar gateway de pagamento
Segurança, centralização, praticidade, navegação intuitiva e experiência de compra personalizada e amigável são algumas das palavras-chaves usadas para definir vantagens do uso de uma boa API de pagamento.
1. Informações centralizadas
Um bom gateway centraliza as operações de pagamento de uma loja, proporcionando mais praticidade e controle sobre cada transação financeira. Isso é muito útil especialmente para um comércio eletrônico que queira oferecer pagamento flexível e adaptável.
2. Multiadquirência
Os adquirentes são as instituições financeiras que fazem o “meio de campo” entre métodos de pagamento (como as bandeiras de cartão tipo VISA ou Mastercard) e negociantes (quem vende!), e um gateway permite ao empreendedor não se perder somente a uma dessas instituições!
A opção de ter diversos adquirentes num mesmo sistema é extremamente vantajosa.
3. Possibilidade de negociação de taxas
Exatamente porque um bom gateway oferece multiadquirência, quem conta com ele acaba tendo a oportunidade de negociar, com diferentes instituições, as melhores condições de taxas e juros para que elas participem das negociações como seus parceiros de pagamento em um ecossistema no qual todo mundo saia ganhando e o empreendedor consiga minimizar seu custo operacional.
4. Formas de pagamento diversificadas
Já deu para perceber que quanto maior for a diversidade de métodos de pagamento que um negócio conseguir disponibilizar, mais amplo o público alcançado, certo? E nada melhor para isso do que um gateway adequado às necessidades da empresa, que pode até passar a aceitar vouchers e vales.
5. Alta conversão de vendas
Com a integração de múltiplas adquirentes, formas de pagamento e funcionalidades, o gateway de pagamento também ajuda – e muito – na conversão de vendas, especialmente se seu checkout for otimizado e configurado de forma simples e intuitiva.
6. Segurança nas transações
Gateways de pagamento são a forma mais segura de operar transações no meio digital, protegendo os dados dos clientes e de todas as instituições envolvidas em cada venda, reduzindo drasticamente o risco de fraudes.
7. Gestão de recorrências e assinaturas
Por último, se um negócio oferece planos de assinatura ou mensalidades recorrentes, gateways de pagamento facilitam demais a criação, a gestão e a operação de cobranças automáticas.
A facilidade aparece, justamente, porque a solução permite que transações aconteçam em apenas alguns cliques, podendo ser cadastradas como automáticas inicialmente, para acontecerem sem depender de ninguém dentro da periodicidade definida entre quem vende e quem compra.
É muito importante, porém, escolher uma plataforma de excelência! Não custa reforçar.
Como escolher um gateway de pagamento?
Antes de escolher um gateway de pagamento, entenda quais as reais necessidades do negócio em termos de método de pagamento e experiência online do usuário e considere seu tipo de empresa e público-alvo.
Outros pontos também devem ser levados em conta. Anote-os!
- O gateway escolhido precisa ser compatível com a plataforma de e-commerce utilizada
- Vale comparar as taxas de transação, incluindo mensalidades e custos de integração, de duas ou mais opções antes de contratar
- Priorize gateways com segurança robusta, como criptografia SSL ou TSL
- Prefira plataformas de operação variada e que, portanto, ofereçam a possibilidade da multiadquirência mencionada anteriormente
- Confira a reputação da empresa e a disponibilidade do suporte ao cliente
E conte somente com especialistas no assunto, capazes de demonstrar, com transparência, as funcionalidades oferecidas.
Quais são os melhores gateways de pagamento?
De maneira geral, os melhores gateways de pagamento são aqueles adequados às necessidades de cada negócio, que garantem segurança robusta, empregando criptografia forte (SSL/TLS), são fáceis de integrar aos sistemas já usados em uma loja e oferecem diversidade de métodos de pagamento ampla.
A exemplo da API desenvolvida pela Cobre Fácil!
E se, mesmo já tendo a carta na manga, você ainda precisar de um empurrãozinho para escolher, fique à vontade para se fazer às seguintes perguntas:
- O sistema cobre a sua região de atendimento?
- O gateway oferece opções de pagamentos recorrentes?
- Ele atende aos padrões de segurança em pagamentos online?
- As taxas de transação são competitivas e transparentes?
- O sistema oferece ampla variedade de opções de pagamento?
- O gateway é fácil de integrar com seu sistema existente?
- Ele tem boa reputação e oferece um suporte ao cliente eficiente?
Se a resposta para tais questionamentos for “sim”, sua decisão estará no caminho certo. Seja diferente da concorrência, invista em cobrar fácil!
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