O pagamento recorrente no cartão de crédito nada mais é do que o uso dos dados do cartão para fazer acertos de contas periódicos com alguma marca que comercializa, com recorrência, algum produto ou serviço.
Geralmente, a cobrança de pagamentos recorrentes é mensal e um valor fixo aparece na fatura do cartão do comprador, mas já aproveitamos para ressaltar que, ao contrário do parcelamento no cartão de crédito, o pagamento recorrente não compromete o limite do cartão.
Assinaturas de plataformas de streaming de áudio e vídeo são o exemplo mais comum do chamado “crédito recorrente”, embora outros tipos de negócios também já tenham adotado a alternativa, como clubes de vinhos e livros, e estão sendo muito bem-sucedidos com ela.
Uma vez encerrado o vínculo entre marca e consumidor, a cobrança do valor periódico na fatura do cartão também acaba e, consequentemente, a oferta do produto ou serviço – comprado até então – deixa de existir.
Continue a leitura deste artigo para entender exatamente como funciona o formato e decidir se receber pagamentos recorrentes pode ser interessante para você!
O que é pagamento por recorrência?
Um pagamento por recorrência é um acerto de contas que acontece de tempos em tempos (geralmente, todos os meses) entre alguém que consome um produto ou serviço durante determinado período e, portanto, até deixar de pagar por ele, e a empresa que o oferece.
Recorrência = periodicidade; regularidade. |
Daí o nome da modalidade que é tendência no mercado! E dá para negociar nesse formato pagando no crédito, no débito ou através de boleto bancário, Pix ou link de pagamento, dentre outras alternativas.
Falaremos especificamente sobre o acerto em cartão de crédito nos próximos tópicos.
Como funciona o crédito recorrente?
Uma venda recorrente cobrada no cartão de crédito é a oferta de determinado produto ou serviço a um consumidor, com periodicidade, sem que ele precise fazer um novo acerto de contas todos os meses, ou seja, sem precisar preencher novamente os dados ou sequer entrar em contato com a marca.
Nessa modalidade, um valor fixo é descontado diretamente na fatura e o produto ou serviço contratado pelo cliente com recorrência é oferecido a ele sem nenhum tipo de complicação.
Serviços de software por assinatura (SaaS) funcionam assim e podem ser considerados produtos de recorrência!
Uma vez realizada a contratação, todos os meses, um valor fixo de cobrança cai na fatura, a empresa que fornece o serviço recebe com tranquilidade e a pessoa que precisa do recurso não fica sem ele.
Outra coisa que não acaba é o limite do cartão.
Precisa ter limite para crédito recorrente?
Existe a necessidade de se ter limite disponível no cartão de crédito para pagar a cobrança de uma recorrência quando ela chegar na fatura, mas essa modalidade só desconta do limite um valor menor, equivalente à parcela do mês, e não o valor total da compra.
Aliás, é justamente no quesito limite que está a principal diferença entre pagamentos recorrentes e parcelamentos.
Qual a diferença entre recorrência e parcelamento?
Enquanto parcelar significa pagar o valor total de uma compra todo de uma vez no cartão de crédito, mas ter as parcelas descontadas aos poucos na fatura, pagar com recorrência significa pagar apenas um valor fixo mensal pelo produto ou serviço contratado e, portanto, não ter o limite do cartão prejudicado.
Quem parcela, divide a compra em várias prestações e paga por elas até quitar o valor total, mesmo que nem esteja mais usufruindo do que comprou. Quem paga com recorrência continua pagando enquanto está usando e deixa de pagar no mesmo momento em que deixa de usar ou vice-versa.
Ilustramos as diferenças em uma tabela para você analisar melhor.
Percebe a praticidade encontrada tanto por clientes quanto pelas empresas nessa modalidade? Quer saber mais?
Como fazer venda recorrente?
Qualquer empresa que queira oferecer venda recorrente precisa definir políticas claras para o processo e estabelecer o tempo máximo e mínimo de fidelização dos consumidores e a periodicidade das cobranças, entre outros pontos.
Recomenda-se aos gestores dessas companhias que adquiram inovações capazes de ajudá-los no controle financeiro também, principalmente soluções digitais feitas para automatizar pagamentos recorrentes.
Mais para frente, neste mesmo artigo, você encontra o passo a passo para implementar a recorrência no seu negócio, mas, antes disso, aprofunde-se sobre as possibilidades de crédito recorrente para saber qual escolher.
Como fazer crédito recorrente?
O primeiro passo da implementação da recorrência é decidir de que forma a empresa vai cobrar os clientes: se no cartão de crédito ou débito, vendendo no cartão sem ter maquininha, enviando links de pagamento ou código Pix, no boleto etc.
Escolheu a modalidade crédito recorrente como principal por aí? Preocupe-se em decidir se a cobrança terá um prazo predeterminado ou se acontecerá de forma indeterminada até o cancelamento do contrato!
Crédito recorrente com prazo ou período determinado
A recorrência com prazo estipulado tem uma duração pré-estabelecida apresentada no contrato que é assinado pelo consumidor.
Dentro do período, que pode ser de um ano, por exemplo, todos os meses, acontecerá a cobrança de um valor fixo no cartão de crédito do cliente. Em troca, ele receberá o produto ou serviço contratado pelo mesmo intervalo de tempo.
Crédito recorrente com prazo indeterminado
Essa, por outro lado, é uma recorrência que “só acaba quando termina”, como a gente ouve dizer: seu valor fixo continua sendo cobrado todos os meses até que o cliente recorrente decida por cancelar a contratação do serviço ou produto.
Em qualquer uma das alternativas, quando a empresa usa plataformas que automatizam processos para controlar os pagamentos, não há necessidade de o consumidor preencher um formulário com os dados pessoais ou do cartão todas as vezes em que a cobrança chega.
Tudo acontece sem interferência humana e, muitas vezes, quando o cliente se lembra que precisava pagar a conta, descobre que ela está paga e devidamente descontada na fatura. Talvez isso até já tenha acontecido com você também!
E o fato de o consumidor não ficar devendo – mesmo se esquecer de pagar – está entre um dos vários benefícios da recorrência, somado ao aumento de receita para as empresas.
9 vantagens do pagamento recorrente
Listamos as principais vantagens da adoção da recorrência para quem compra e para quem vende. Veja cada uma delas e perceba como todas estão conectadas!
- Mais praticidade para quem compra.
- Maior segurança de dados de cada consumidor.
- Índices mais altos de fidelização para quem vende.
- Menor custo de aquisição de clientes (CAC).
- Redução de gastos.
- Novas oportunidades de negócios.
- Melhor previsibilidade de receita.
- Tomadas de decisão menos arriscadas.
- Redução da inadimplência.
Só para você ter uma ideia: reter clientes em 5% pode aumentar os lucros em até 95% e empresas líderes em fidelidade vêem suas receitas crescer cerca de 2.5 vezes mais rápido que as outras, de acordo com a Harvard Business School.
Sem mencionar que quase 90% dos consumidores fiéis a uma marca recomendam o que compram para outras pessoas. O dado é da KPMG, referência em levantamentos e auditorias contábeis.
Gostou do que viu e tem como objetivo implementar o pagamento por cartão recorrente? Vamos lá!
Como criar pagamento recorrente para vendas em 8 passos
Agora que você ponderou se vale a pena para a sua empresa adotar o parcelamento recorrente e descobriu que a resposta é sim, siga o passo a passo abaixo para implementar a modalidade.
- Decida os cartões de crédito que vai aceitar, ponderando as taxas de cada bandeira.
- Pesquise e escolha uma plataforma de gestão das cobranças recorrentes que se adeque às necessidades do seu negócio e dos consumidores e que possa ser integrada às operadoras do cartão.
- Use a plataforma para coletar os dados cadastrais de todos os clientes, como nome completo, CPF e número, data de validade e código de segurança do cartão de crédito.
- Defina os pacotes que serão oferecidos e calcule os valores de todos eles, levando em consideração seus custos fixos, possíveis gastos emergenciais e as taxas.
- Juntamente com um(a) advogado(a), desenvolva um contrato para que todos os clientes assinem na hora de contratar o serviço ou produto recorrente.
- Capacite os colaboradores da equipe de vendas e atendimento, tornando-os altamente capazes de explicar ao público-alvo como funciona a recorrência.
- Trace ações de marketing para divulgar a novidade e suas vantagens.
- Acompanhe os resultados e analise os indicadores de desempenho (KPIs) para saber o que pode melhorar e o que está no caminho certo.
Você também pode apostar em up-selling e cross-selling para potencializar ainda mais sua oferta, ou melhor, você pode tudo! Só não pode ficar sem oferecer recorrência no cartão de crédito, caso contrário, vai sair perdendo e ficar para trás no mercado.
A cada 10 consumidores brasileiros, pelo menos 8 já deixaram de concluir um pedido porque não encontraram o meio de pagamento que queriam, então, cuidado.
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