Oferecer meios de pagamentos diversos aos clientes, seja um negócio físico ou online, já faz parte da realidade de todo empreendedor. É essencial cercar-se da maior quantidade de métodos de pagamentos possíveis, visando alcançar um maior número de clientes.
Porém, além das mais conhecidas, que já fazem parte da rotina tanto de empreendedores quanto de clientes, como o dinheiro, o cartão de crédito ou débito e o boleto bancário, novos meios alternativos vêm conquistando espaço entre os compradores.
Para que você fique um passo à frente da competição no mercado, é preciso entender quais são esses meios de pagamento alternativos, como eles funcionam e quais benefícios eles podem trazer à empresa.
Meios de pagamento alternativos
Existem várias formas diferentes de realizar pagamentos, contudo, as que seguem são algumas das mais simples e de fácil aplicação para pequenas e médias empresas.
Carnê digital
Este talvez seja o meio mais atrativo e que vem ganhando força nas compras online. O próprio nome “Carnê Digital” já traz uma compreensão prévia do que se trata.
Assim como os tradicionais carnês emitidos por lojas que permitem o parcelamento de compra através da entrega direta dos boletos, com seus devidos valores e vencimentos, o carnê digital também funciona desta forma, oferecendo mais vantagens aos empreendedores.
Para o cliente, a diferença se limita apenas no recebimento online de seus boletos para posterior pagamento. Já para o lojista, como esta modalidade é viabilizada através de instituições financeiras e linhas de crédito, ela assegura o recebimento da totalidade do valor, independente de possíveis inadimplências por parte dos clientes.
Até adiantamento dos recebíveis é possível. Vale reforçar que todas essas vantagens ocorrem sob o custo de taxas e condições disponibilizadas por cada instituição financeira.
O carnê digital, como método alternativo de pagamento, permite a atração de um maior número de clientes através do parcelamento do valor total da compra para seus clientes, independentemente das possibilidades de limite de crédito de cada cliente.
Débito Online
Apesar de ser uma forma de pagamento rápida e simples, ela ainda é pouco usual para os consumidores.
Assim como pagamentos em máquinas físicas, esta transação ocorre de maneira direta, tanto para o cliente que tem o valor debitado de sua conta na hora do pagamento, quanto para o lojista que recebe o total de maneira, também, imediata.
Com relação às taxas praticadas pela operadora de cartões, elas costumam ser um pouco superior às taxas de débito de compras realizadas em máquinas físicas.
Como atrativo, vale para aqueles consumidores que não gostam de realizar as suas compras no crédito e preferem uma maior comodidade ao boleto bancário.
Transferência
Quando falamos de meios alternativos de pagamento, a transferência é a forma mais direta de realizar depois do uso de moedas físicas. Isto porque ela é feita pela simples movimentação de uma quantia de uma conta para outra, podendo ser efetuada via TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou DOC (Documento de Crédito).
Apesar da grande popularização de Internet Banking e do surgimento de novos bancos digitais, a transferência é pouco usual quando se trata de pagamentos de bens ou serviços.
Fatores como a facilidade de uso de cartões (tanto de crédito quanto de débito), a baixa oferta para este meio de pagamento e, igualmente, o receio na disponibilização de dados bancários dificultam a popularização deste método.
Novos bancos e instituições financeiras buscam facilitar e promover este meio de pagamento através da possibilidade de QR Codes para pagamentos.
Ferramentas online
As ferramentas online incluem aplicativos e plataformas que funcionam, praticamente, como um banco. Dependendo da que for escolhida pela empresa para comandar os recebimentos de vendas realizadas, podem haver características diferentes.
Alguns aplicativos, por exemplo, transformam o próprio celular em uma espécie de máquina de cartão. A vantagem é que não há um custo fixo para utilização, como a máquina possui e, por isso, é ótimo para pequenas empresas ou microempreendedores que não querem fazer grandes investimentos.
Outras ferramentas, mais elaboradas, oferecem serviços de pagamento através de cartões, boletos, depósitos, etc. Alguns ainda funcionam com a carteira online. Ou seja, você transfere dinheiro para dentro da plataforma e, por lá, realiza o pagamento como se fosse um débito em conta.
Como escolher os meios de pagamento do seu negócio
Algumas características podem ajudar a entender qual o melhor meio de pagamento alternativo para usar no seu negócio. Primeiro de tudo, é preciso analisar qual a necessidade da empresa, esse é um fator crucial de decisão.
Para mais, o que você precisa ponderar na hora de tomar uma decisão, são fatores como:
- nível de segurança oferecido pelo meio;
- custos e retornos envolvidos;
- prazos de recebimento e antecipação de recebíveis;
- qualidade do atendimento de suporte da prestadora;
- experiência do cliente ao usar o meio selecionado.
Claro, deve-se pensar no perfil do próprio negócio, mas também é importante fazer uma análise do mercado e da concorrência. Saber o que estão ou não fazendo pode dar uma margem para você transformar e aprimorar o seu negócio.
Plataforma de pagamento Cobre Fácil
A Cobre Fácil se encaixa na definição como uma ferramenta online para meios de pagamento alternativos. Através dela, são possíveis diversas soluções financeiras, desde pagamentos, cobrança de inadimplentes e controle de recebimentos.
Além de oferecer diversas formas de pagamento, tem a facilidade de criar uma conta digital própria e livre de taxas para cada empresa que contratar os serviços da plataforma.
Afora os meios tradicionais de pagamentos com cartões de crédito e débito, a Cobre Fácil emite boletos bancários de maneira gratuita, é apenas cobrada uma pequena taxa no momento em que o cliente efetiva o pagamento.
É uma solução que facilita a vida dos empreendedores, que não precisam se preocupar com o controle dos pagamentos e recebimentos e podem, ao invés disso, planejar e juntar novas ideias para a empresa.
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