As formas de pagamento que a sua empresa oferece aos clientes afeta diretamente suas vendas e seu recebimento, certo? Por isso, utilizar o método de crédito recorrente é uma opção que conquista cada vez mais os empreendedores e consumidores.
Ele é perfeito para a aquisição contínua de produtos, ou seja, uma única compra para faturamento e envio de produtos ou serviços mensais. Esse método é conhecido por todos no uso de streaming como Netflix, Disney Plus, Prime Video, entre outros, por isso leva o nome popular de “assinatura”.
A cobrança recorrente pode funcionar de outras duas formas também: o débito recorrente e boleto recorrente. Para ajudá-lo a entender todas as diferenças, apresentaremos melhor como funciona cada um desses modelos para que você possa aplicar no seu negócio a fim de otimizar o faturamento.
Afinal, o que é cobrança recorrente?
É uma forma de cobrança feita através de serviços prestados por meio de assinaturas ou contratos, podendo ser também um plano mensal, semestral ou anual.
Estes são pagos de forma automática através de cartões de crédito, débito ou boletos bancários, conforme a disponibilidade da empresa contratada e também as possibilidades do cliente. Daí a importância de oferecer mais de um método de pagamento.
O assinante tem seu contrato encerrado quando termina um período combinado ou quando opta pelo cancelamento. Caso haja um contrato, pode existir uma quebra contratual com multas - precisa haver uma cláusula imposta.
Diferença entre pagamento recorrente e pagamento parcelado
O pagamento recorrente é feito através da contratação de um serviço por um período e não utiliza o limite do cartão de crédito.
Já o pagamento parcelado bloqueia o limite, mas garante o recebimento da empresa contratada, pois a operadora de cartão realiza o faturamento do valor total adquirido.
Como funciona o crédito recorrente?
O crédito recorrente funciona como uma garantia de recebimento por um determinado tempo combinado — ou não. Ou seja, a cobrança do produto ou serviço é feita de forma automática na fatura do cliente todos os meses, conforme o plano por ele escolhido, podendo ser cancelada, geralmente, a qualquer momento.
Isso traz mais comodidade para o consumidor que não precisa se preocupar com atrasos, juros e suspensão dos serviços e também segurança a empresa que pode ter um controle financeiro mais assertivo. Lembrando que, no crédito recorrente, o limite não é afetado.
Outras duas formas de pagamento recorrente:
Débito recorrente
Já o pagamento por meio de débito recorrente é uma autorização que o consumidor (dono do cartão) dá ao banco para debitar o valor determinado para uma empresa da qual utiliza os serviços.
É um tipo de transferência programada, que cairá no dia e horário acordado, garantindo mais uma vez um pagamento pontual, seguro e sem riscos para o consumidor e fornecedor.
Boleto bancário recorrente
O boleto bancário é uma ótima opção para atingir as pessoas que não possuem contas em bancos, ou seja, não têm cartão de débito ou crédito.
Além disso, é a escolha de consumidores que gostam de arquivar os comprovantes de pagamento, se sentindo mais seguros diante de possíveis problemas.
O ponto negativo é o tempo de processamento do pagamento que, normalmente, demora até 5 dias, podendo causar transtornos como corte indevido do serviço e desistência da compra.
Vantagens da cobrança recorrente
A cobrança recorrente no cartão de crédito, débito ou boleto flexibiliza a chegada de novos clientes, pois disponibiliza opções para todos adquirirem serviços de acordo com a forma de pagamento que está mais habituado.
Os serviços de cobrança recorrente também são vantajosos porque podem oferecer diferentes planos, cada um com um benefício ou desconto exclusivo, aumentando a fidelidade dos consumidores.
Devido ao faturamento automático, os pagamentos são realizados em dia e a inadimplência passa a ser quase inexistente. Essa vantagem é maior quando utilizado o cartão de crédito ou débito recorrente.
Isso tudo resulta em maior previsibilidade financeira, ajudando a empresa a ter maior noção de quanto irá receber até um determinado período, possibilitando o desenvolvimento de novos projetos e crescimento organizacional.
Mas, como faço para controlar todas essas cobranças recorrentes?
Bom, se você quer captar o máximo de clientes, precisa oferecer mais de uma forma de pagamento, não é mesmo? Com isso, vai ser um pouquinho mais complicado controlar e realizar todas as cobranças necessárias.
Para facilitar o serviço da empresa é necessário investir em formas tecnológicas de administrar as finanças, e o melhor jeito de fazer isso é contratando um sistema de pagamentos online que faça a gestão financeira de pagamentos recorrentes.
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