A plataforma de pagamento online é a ferramenta responsável por mediar, de modo seguro, pagamentos e transações de uma loja virtual. Popularmente conhecida como um meio de pagamento, a plataforma faz a mediação entre um arranjo de pagamento - bandeira e instituição emissora de cartão - e o negócio.
A ferramenta serve para auxiliar cobranças virtuais e é por meio dela que uma empresa de e-commerce, órgãos públicos ou até mesmo uma pessoa física pode emitir boletos, gerar cobranças através de cartões, realizar transferências e gerenciar, também de modo online, os recebimentos do negócio.
Atualmente, boa parte das empresas vendem pela internet e, com isso, diversas plataformas de pagamento online também surgiram, cada qual com seus diferenciais e limitações. Nesse cenário, surge uma dor: como escolher o mediador de cobranças ideal quando o mercado oferece tantas opções?
É pensando em resolver esse seu problema que listamos tudo o que você precisa saber sobre como funciona e como escolher a melhor solução financeira para o seu negócio. Confira!
Como funciona um sistema de pagamento online?
Esse tipo de solução funciona como um intermediador de pagamentos, conectando a instituição financeira do usuário à loja virtual.
Além disso, mais do que possibilitar uma cobrança através de diversas formas de pagamento, o sistema permite o gerenciamento das vendas online de uma empresa, visualizando recebimentos passados, presentes e futuros em apenas um lugar.
Como escolher a plataforma de pagamento online?
Confira 7 passos para escolher uma plataforma de pagamento online para o seu negócio e acerte na escolha de primeira!
1. Variedade de formas de pagamento
Todos os esforços empenhados na conversão de vendas podem ir por água abaixo caso o cliente em potencial não encontre o meio de pagamento desejado.
Por isso, entre as empresas analisadas, verifique as formas de pagamentos oferecidas e, se possível, dê atenção especial às plataformas com maior variedade de opções. Aqui, lembre-se também de considerar quais são os meios mais utilizados pelo público-alvo da sua loja virtual.
De acordo com o panorama dos meios de pagamentos no varejo brasileiro, as formas mais usadas em compras online são o cartão de crédito parcelado ou à vista e boleto bancário.
Portanto, a plataforma escolhida deve oferecer pelo menos as opções de maior adesão, como as levantadas pela pesquisa.
A plataforma da Cobre Fácil, por exemplo, oferece às empresas a possibilidade de cobrar via:
Além de oferecer cobrança recorrente, controle de mensalidade, emissão automática de Nota Fiscal e protesto de boleto 100% online, acabando com a burocracia das cobranças judiciais.
2. Sistema antifraude integrado
Outro ponto decisivo para escolher o seu intermediador de pagamentos é checar se a empresa possui um sistema antifraude integrado, garantindo a segurança das operações enquanto protege a loja e os compradores envolvidos.
O sistema antifraude serve para analisar os riscos de invasão e vazão de dados, utilizando inteligência artificial e big data para entender hábitos de consumo e evitar operações fraudulentas. O seu objetivo é manter a integridade da loja virtual e dos dados cadastrais e informações bancárias dos clientes.
Além disso, contratar uma plataforma com sistema antifraude integrado é primordial para evitar chargeback, que é a contestação de uma compra online feita no cartão de crédito ou débito. Essa operação, inclusive, está muito ligada às fraudes no e-commerce.
3. Checkout transparente e integração intuitiva
O checkout transparente nada mais é do que uma funcionalidade que permite que o usuário permaneça na mesma tela durante a finalização do pedido, procedimento que demanda o preenchimento de dados pessoais, endereços e informações bancárias.
O ideal é contar com uma plataforma de pagamento online que funcione como uma Application Programming Interface ou ainda uma Interface de Programação de Aplicação, ou seja, uma API de pagamentos que possa ser integrada à sua loja virtual.
A partir dessa integração, os meios de pagamentos podem ser utilizados em qualquer tipo de sistema e podem ser adaptados e personalizados de acordo com a interface do seu negócio na maioria das vezes.
Isso é importante para que você ofereça uma interface intuitiva e também um checkout transparente, otimizando e favorecendo a experiência do usuário durante o momento de fechamento do pedido.
Se o cliente for direcionado para outra página ou, ainda, não sentir segurança na empresa durante esse momento decisivo, o processo de compra pode ser interrompido, resultando no abandono do carrinho do e-commerce.
4. Antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis é um recurso utilizado para adiantar recebimentos futuros e evitar emergências financeiras, ou seja, ao invés de ficar no vermelho ou pedir empréstimos, o negócio pode adiantar vendas fechadas a prazo, no cartão de crédito e outros.
De modo geral, assim como as instituições financeiras tradicionais, as plataformas de pagamento online também oferecem o serviço e cobram uma taxa por isso e, nesse quesito, um dos fatores de desempate pode ser o valor cobrado por essa transação.
5. Gerenciamento de pagamentos através da plataforma
Além da emissão de cobranças e da integração do sistema de pagamento ao site da empresa, um ponto positivo para observar antes de contratar uma plataforma de pagamento online é a possibilidade de acompanhar as cobranças emitidas em apenas um lugar.
Assim, a ideia é que você cobre e receba de seus clientes de maneira automatizada, sem burocracia e que obtenha um painel otimizado, reunindo as principais informações sobre os pagamentos recebidos ou que ainda serão efetuados.
Ou seja, é importante que você possa gerenciar seus pagamentos e cuidar da saúde financeira do seu negócio através da plataforma de pagamento online, afinal, ela é a responsável por mediar seus pagamentos, o que facilita na hora de reunir e oferecer um panorama geral de suas cobranças.
Aqui na Cobre Fácil, por exemplo, você pode conferir:
- o saldo disponível em caixa;
- o saldo em trânsito;
- a porcentagem das cobranças previstas e recebidas;
- os recebimentos do dia;
- os próximos pagamentos previstos;
- o histórico de pagamentos de seus clientes;
- e muito mais!
6. Indicadores inteligentes
Para gerenciar suas cobranças da melhor forma possível e fazer o seu negócio crescer na proporção desejada, a plataforma de pagamento online utilizada deve apresentar relatórios com base na análise de métricas.
O ideal é que, dentro da plataforma, você consiga visualizar relatórios que utilizem indicadores inteligentes que mostram a evolução da sua loja virtual através de taxa de vendas e inadimplência, por exemplo.
Como percebido nesse e no passo anterior, o melhor dos dois mundos é contratar uma plataforma de pagamento online que, além de cobrar, gerenciar e potencializar a conversão de vendas, ajude no crescimento do empreendimento.
7. Suporte especializado
Por último, mas não menos importante: certifique-se de que a plataforma escolhida possua um suporte especializado e, de preferência, da própria solução, caso contrário, o problema pode levar mais tempo para ser resolvido ou solucionado apenas de modo superficial se houver qualquer imprevisto.
É importante que o contato da sua empresa com a plataforma de pagamento seja simples, rápido e objetivo. Afinal de contas, os métodos de pagamentos do seu site devem estar funcionando 24h por dia, de outro modo, nem a qualidade do seu produto e nem o checkout transparente podem garantir a venda.
Quais são as principais plataformas de pagamento online?
Entre as principais soluções financeiras utilizadas no Brasil estão as empresas listadas abaixo:
- Cobre Fácil
- Paypal
- PagSeguro
- Pic Pay Pro
- Mercado Pago
- PayU
- Cielo
Dê uma olhada nessas 7 melhores plataformas de pagamento online e também não deixe de começar a administrar o financeiro da sua empresa com o plano grátis (sem surpresas, é gratuito mesmo!) da Cobre Fácil. Com a gente, você tem a garantia da segurança de uma plataforma de confiança para alavancar suas vendas e reduzir a inadimplência.
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