Fazer vendas com PIX é fácil e seguro. Para realizar qualquer venda, os empreendedores precisarão de uma chave PIX cadastrada e também de um QR Code.
Se você é empreendedor e quer fazer vendas usando PIX dinâmico, aproveite para conferir o passo a passo de criação do QR Code para que o pagamento seja concluído pelo seu cliente com a maior tranquilidade.
Cadastro de chave PIX
Antes de qualquer coisa, será necessário a quem deseja receber o valor de uma compra via PIX, cadastrar uma chave através do aplicativo da instituição financeira na qual tem conta corrente aberta.
A chave pode ser aleatória ou corresponder a um dos seguintes dados:
- número de telefone;
- endereço de email; ou
- CPF ou CNPJ.
Para cadastrar a chave:
- Faça o download do aplicativo do banco no qual você tem conta corrente e acesse-o com os dados da conta.
- Ao abrir, procure pela opção “PIX”.
- Busque por “Cadastrar chave” e selecione qual o tipo de chave que você deseja cadastrar.
- Preencha as informações solicitadas pelo app e avance para a próxima etapa, seguindo as instruções para concluir o cadastro corretamente.
Recebimento de transações
O recebimento de um pagamento via PIX acontece a partir da geração - pelo empreendedor - de um boleto ou QR Code, também através do aplicativo da instituição financeira.
O código emitido será enviado à pessoa responsável pelo pagamento por meio de mensagens instantâneas ou e-mail. Outra opção é apresentá-lo pessoalmente a essa pessoa para que ela o leia com a câmera de seu celular e realize o pagamento imediatamente.
Existem dois tipos de transações nessa modalidade a partir de QR Code:
- estático; ou
- dinâmico.
PIX Estático
O QR Code para PIX estático é usado para diferentes transferências via PIX, feitas por diversas pessoas. Ou seja: ele serve para mais de uma transação no mesmo valor.
Além disso, ele não tem nenhum dado específico e nem prazo de validade. Recomenda-se que esse código seja utilizado por:
- pessoas físicas;
- pequenos empreendedores; e
- prestadores de serviços.
PIX Dinâmico
Ele é composto por um QR Code e também por um link que pode ser usado para o pagamento. Nesse link, ficam abrigadas informações importantes do pagador, que não precisam necessariamente estar mencionadas nos dados preenchidos para a geração do código.
Além disso, o PIX dinâmico é bem mais complexo e muda a cada transação. Dessa forma, funciona para apenas um recebimento de determinado valor a ser efetuado por um determinado pagador.
Ele contém informações bastante específicas. Como:
- valor do pagamento;
- dados de quem irá realizá-lo; e
- prazo de validade.
A recomendação de utilizá-lo vale principalmente para quem vende online (e-commerce) e para quem precisa fazer alguma cobrança mais formal.
Se você se encaixa em alguma dessas opções e não consegue localizar a opção de geração de QR Code para PIX dinâmico no aplicativo da sua instituição financeira, entre em contato com o atendimento assim que possível e verifique como solucionar.
Caso ainda não tenha criado a sua chave vinculada a nenhuma conta corrente, busque saber qual instituição financeira oferece a opção de PIX dinâmico sem que seja necessário solicitá-la.
Avalie as condições e verifique se é benéfico migrar a conta corrente ou abrir uma nova nessa instituição.
Como fazer vendas com código QR Code com PIX dinâmico?
Para gerar um QR Code de PIX dinâmico, será necessário saber:
- o valor da transação;
- identificador da transação; e
- prazo de validade do pagamento.
A criação do QR Code através do aplicativo da instituição financeira é simples. Para realizá-la e receber pagamentos, você vai precisar:
- Fazer download ou se cadastrar no app.
- Acessá-lo e buscar pela opção “PIX”.
- Procurar por “Receber” ou "Cobrar”.
- Selecionar “PIX dinâmico”, “Código QR” ou “link avançado” (a nomenclatura pode variar dependendo da instituição financeira).
- Preencher os dados solicitados e dar sequência ao procedimento.
- Escolher qual será a chave PIX à qual estará vinculado o QR Code. Selecioná-la.
- Avançar para a próxima etapa e aguardar a geração do código.
Ao gerar esse código, você receberá também um link a ser compartilhado com o pagador. Depois de gerado, basta enviar o QR Code + link por mensagem instantânea ou e-mail. Também é possível apresentá-lo pessoalmente para que seja escaneado e pago de imediato.
E pronto! Com o Pix dinâmico, você consegue até mesmo efetuar cobranças de maior valor. Boas vendas!
Deixe seu comentário