Receber pagamentos recorrentes é uma tarefa fácil quando o gestor utiliza plataformas de soluções financeiras que possibilitam o recolhimento programado da recorrência de forma automática, isso porque o próprio software pode lembrar os clientes de efetuar os pagamentos antes da data de vencimento, reduzindo a inadimplência.
A recorrência consiste em pagamentos que devem ser efetuados com determinada frequência, seja mensalmente, de forma quinzenal ou até com frequências maiores ou menores do que essas.
Esses valores, pagos de forma continuada, costumam ter relação com a inscrição dos clientes em algum tipo de clube de assinatura oferecido pela empresa, com a contratação de serviços ou a compra de produtos também fornecidos continuamente, a exemplo dos cursos, aplicativos e ferramentas para computador ou celular e planos de academia.
Quem escolhe o método de pagamento recorrente é o próprio consumidor, dentro das opções oferecidas pela companhia. A partir daí, é só esperar para a cobrança automática acontecer no prazo estipulado.
A renovação do “plano” também acontece automaticamente até o final do contrato ou até que seja solicitado o seu cancelamento.
Saiba mais detalhes sobre o pagamento recorrente e veja quais os seus benefícios tanto para quem compra quanto para quem vende no conteúdo a seguir. Mas, antes de começarmos, entenda a diferença entre esse formato e o pagamento parcelado.
Pagamento recorrente e pagamento parcelado são a mesma coisa?
Negativo. Quem faz um pagamento recorrente para uma empresa espera receber dela um produto ou serviço também de forma recorrente, já quem faz um pagamento parcelado sabe que está comprando um produto ou serviço usufruirá dele uma única vez, sem deixar de pagá-lo enquanto durarem as parcelas.
Entenda melhor o conceito de pagamento recorrente no próximo tópico.
O que é pagamento recorrente?
É a cobrança de determinado valor, de tempos em tempos, por parte de uma empresa, para que o seu cliente continue usufruindo de determinado produto ou serviço. O pagamento periódico de um clube de assinatura; o pagamento mensal de um curso, escola ou academia; o valor pago para manter funcionando algum tipo de aplicativo para PC ou celular etc.
Ele acontece automaticamente através de:
- débito em conta;
- cobrança no cartão de crédito;
- boleto bancário; ou
- PIX.
Como funciona o pagamento recorrente?
Para receber o pagamento recorrente, a empresa precisa estar preparada e contar com a infraestrutura e a tecnologia da informação adequadas, além de contar com colaboradores preparados.
É necessário agendar transações futuras e configurar seu sistema de pagamentos para que os clientes recebam a cobrança dos valores corretos e com a frequência certa enquanto durar o período de contrato do produto ou serviço fornecido continuamente.
Uma marca que determina que oferecerá a opção de pagamento com recorrência aos seus consumidores precisa apresentar essa alternativa aos clientes na hora em que eles estão fechando negócio, mesmo que a negociação seja feita pela internet.
Ao selecionar a alternativa, o cliente preenche todas as informações solicitadas e escolhe entre cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário ou PIX para que a cobrança aconteça com recorrência.
A partir daí:
- Boletos são emitidos periodicamente de forma manual ou automatizada e enviados aos consumidores para pagamento em agências bancárias, casas lotéricas ou pela internet. O pagamento é confirmado em até 2 dias úteis pela empresa.
- Alternativas para pagamento por PIX, como QR Code ou código copia e cola, também são enviadas aos consumidores de forma manual ou automática e o pagamento acontece da mesma maneira que os boletos, mas a confirmação do recebimento pela empresa é instantânea.
- Outras formas de cobrança - débito em conta ou pagamento recorrente no cartão de crédito - acontecem automaticamente na data pré-estabelecida.
Sobre oferecer esse tipo de pagamento aos clientes
Para construir uma relação de transparência com o cliente, as empresas devem deixar bem claros os valores que já foram e que ainda serão cobrados nos pagamentos recorrentes, as datas exatas de cada cobrança e o período vigente do contrato.
O cliente, por sua vez, tem a obrigação de oferecer à empresa um método de pagamento que possibilite a cobrança. Não adianta, por exemplo, registrar um cartão de crédito sem limite ou uma conta bancária para débito que não tenha saldo.
Caso aconteça algum problema com o método escolhido, esse cliente será informado e deverá alterá-lo o quanto antes para continuar usufruindo do que comprou.
Vale dizer: da mesma maneira que o pagamento recorrente pode não ser uma boa alternativa para todo e qualquer consumidor, também não é necessariamente a melhor opção para todas as empresas.
Como saber se a opção de pagamento recorrente pode ser boa para a sua empresa?
Você pode avaliar alguns aspectos antes de decidir por implementar essa alternativa no cotidiano dos seus negócios. Entre eles:
- quantidade de clientes no total;
- quantidade de clientes que precisam de produtos/serviços contínuos;
- quantidade de pessoas fora do seu leque atual de clientes que você conseguiria alcançar se oferecesse a opção de pagamento recorrente;
- nível de interação com a sua marca tanto no site quanto nas redes sociais - para conhecer a relevância dela; e
- bom fluxo de caixa e disponibilidade de orçamento.
Além dos métodos de pagamentos que são mais relevantes para as vendas atualmente e do uso (ou não) de boleto gerado online, pensando que a conveniência proporcionada por essa alternativa é muito semelhante à proporcionada pelo pagamento recorrente, o que pode ser um ponto positivo.
Escolheu implementar o pagamento ou crédito recorrente? Faça isso com cautela e contando com as pessoas e as tecnologias certas e usufrua de suas vantagens!
Benefícios do pagamento recorrente para as empresas
Aumentar a quantidade de cobranças feitas automaticamente ajuda as empresas a direcionar os colaboradores do seu departamento financeiro para outras funções, inclusive estratégicas, o que pode ajudar em um melhor controle de entrada e saída do dinheiro.
Conheça outras vantagens do pagamento recorrente:
- previsão de receita;
- maior atenção ao fluxo de caixa;
- melhor gestão de estoque;
- fidelização dos clientes em decorrência do oferecimento de segurança e praticidade; e
- captação de novos clientes pela redução de barreiras de pagamento e pela comodidade, que também é um fator de conhecimento.
Os pagamentos recorrentes podem ajudar inclusive na redução dos riscos de inadimplência. Você sabia? Esse problema bateu recorde atrás de recorde em 2022 e já têm mais de 66 milhões de brasileiros lidando com ele. Então, quanto mais a sua empresa estiver prevenida, melhor!
Se ainda não recebe pagamentos recorrentes e acha que pode ser uma boa ideia, é hora de começar a oferecer essa modalidade.
Como receber pagamento recorrente?
A melhor maneira de receber pagamentos recorrentes e programar todas as cobranças necessárias é usar uma plataforma específica para isso.
E como escolher a plataforma?
Buscando por uma alternativa confiável, que seja desenvolvida por uma marca já reconhecida no mercado e que ofereça, além de flexibilidade, máxima segurança de dados.
É importante a solução oferecer também diferentes métodos de pagamento para serem cadastrados nas negociações recorrentes, além da possibilidade de configuração da cobrança apenas uma vez e automatização do restante para redução de riscos de erros. Assim, você garante o gerenciamento sem burocracias e visualização simplificada, somada à fácil identificação de inadimplentes.
A plataforma de pagamento recorrente da Cobre Fácil oferece tudo isso e muito mais:
- emissão automática de Nota Fiscal;
- criação e gerenciamento de planos mensais de cobranças;
- envio de lembretes aos clientes e controle de notificações;
- definição de valores de multas e juros, quando houver;
- possibilidade de upgrade para conseguir uma área exclusiva para cada cliente acessar e acompanhar todos os seus pagamentos e dados; e
- suporte online 24/7.
Sem a menor burocracia.
Quer saber se deu certo oferecer a opção de pagamento recorrente na sua empresa?
Se chegou até aqui depois de implementar as soluções digitais necessárias, acompanhe algumas métricas para descobrir se tomou decisões acertadas. Entre elas:
- receita recorrente mensal;
- custo de aquisição por cliente;
- taxa de crescimento do negócio;
- taxas de cancelamento do produto ou serviço contratado (churn);
- valor de ciclo de vida de cada cliente (ticket médio x tempo que os clientes ficam na sua empresa); e
- o ticket médio propriamente dito.
Lembre-se sempre que o sucesso é a soma de pequenos esforços, construído dia após dia e entre tentativas e erros. Boa sorte!
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