Processo de pagamento: checklist de como criar

Empresas que têm um processo de pagamento estruturado e organizado são aquelas com melhor fluxo de caixa, departamento financeiro mais organizado e clientes mais satisfeitos. Quer saber como criar e organizar o seu processo? Veja etapas, dicas e um checklist completo!

Processo de pagamento

Você quer ter um bom processo de pagamento online? Então, precisa saber quem e o que esse processo envolve, além de descobrir como usar a tecnologia para fazê-lo acontecer da forma mais simples possível, priorizando, acima de tudo, a experiência do seu consumidor. Também é importante definir muito bem quais etapas o processo vai englobar para segui-las à risca.

Geralmente, um processo de pagamento envolve o cliente, a empresa e pelo menos um agente ou emissor: instituições bancárias, operadoras de cartão, adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento.

Ele é automatizado através do uso de ferramentas digitais como plataformas criadas para esse propósito ou APIs – Interfaces de Programação de Aplicativos em português.

As etapas do processo incluem:

  • a compra feita pelo consumidor;
  • o checkout e a efetivação do pagamento;
  • a autenticação dele;
  • a autorização da transmissão por parte do emissor ou agente;
  • o recebimento do pedido por parte da loja que vende o produto ou serviço;
  • o faturamento e a emissão de Nota Fiscal; e
  • o recebimento do dinheiro pago pela venda.

Quanto melhor definidas as etapas, mais preciso o fluxo de caixa do estabelecimento e melhores as operações do departamento financeiro.

Quer saber como criar um processo de pagamento consistente? No artigo a seguir, você descobre tudo o que não pode faltar nas etapas. Confira!

O que é um processo de pagamento?

Podemos considerar o processo de pagamento um processo financeiro envolvendo tudo o que acontece com o dinheiro de uma compra/venda a partir do momento que ele sai do bolso do consumidor até chegar, de fato, ao caixa da empresa responsável por comercializar determinado produto ou serviço.

Esse processo envolverá, além do cliente e da empresa, instituições bancárias e/ou operadoras de cartões, adquirentes, subadquirentes ou gateways de pagamentos, todos considerados agentes ou canais de operações, que podem trabalhar em conjunto ou individualmente.

Agentes ou canais de operações de um processo de pagamento

Além das operadoras de cartão e instituições bancárias, que “cuidam” do dinheiro do consumidor e detêm esse dinheiro até que ele seja utilizado para o pagamento de alguma aquisição, também estão envolvidos no processo de pagamento os adquirentes, subadquirentes e/ou gateways de pagamento.

Adquirentes

São mediadores das transações que têm ligação direta com as operadoras de cartões e instituições bancárias, a exemplo dos “donos” das maquininhas de cartão, como Cielo e Rede, responsáveis por conectar todos os envolvidos no processo.

Eles executam a transação e, portanto, recebem o valor que vem do comprador para depois repassá-lo ao estabelecimento.

Subadquirentes

São a ponte entre adquirentes e lojas online e têm um papel parecido com o dos adquirentes, além de oferecerem outros serviços e funcionalidades para os estabelecimentos e ajudarem, cobrando o seu preço, é claro, na gestão dos pagamentos.

Gateways de pagamento

Plataformas de gateways de pagamento que garantem a proteção, segurança, rapidez e o controle das vendas e, ao mesmo tempo, ajudam no armazenamento e na gestão de informações dos clientes e das transações, que são mantidas por operadoras financeiras que ficarão responsáveis por autorizar ou não as transações online feitas através de websites.

Até aqui tudo bem?

Vale dizer que, seja com o envolvimento de um ou mais agentes, o processo de pagamento online sempre acontecerá mais ou menos da mesma maneira: através de plataformas específicas ou APIs de pagamento.

Portanto, pesquise e escolha o que melhor se adeque às necessidades do seu negócio antes de selecionar.

Preocupe-se, ainda, em contar com agentes e emissores que ofereçam à sua empresa as menores taxas de cobrança e os melhores prazos de recebimento, assim, você “transfere” aos seus clientes só flexibilidade, facilidade e segurança e não valores altíssimos de taxas calculados sobre o valor de venda de cada produto ou serviço.

Agora, vamos às etapas de um processo de pagamento. De A a Z!

11 etapas do processo de pagamento

Abaixo, estão as etapas comuns a todos os processos de pagamento online. Confira.

  1. Cadastro e credenciamento do cliente na plataforma do e-commerce em que deseja fazer a compra.
  2. Cálculo do valor final da compra, já incluindo frete.
  3. Direcionamento do cliente ao pagamento.
  4. Escolha do formato de pagamento por parte do consumidor e preenchimento necessário dos dados para posterior checkout.
  5. Conclusão da compra e início da transação.
  6. Recebimento do pedido por parte da empresa responsável por vender o produto ou serviço e faturamento ou billing.
  7. Comunicação entre o sistema de vendas da empresa com adquirente ou agente para verificar recebimento da requisição e compra. Hora de analisar os dados fornecidos pelo cliente.
  8. Autenticação da compra depois de verificar se tudo está de acordo e se não existem chances de fraude.
  9. Autorização da transação.
  10. Aprovação do pagamento e conclusão da transação.
  11. Movimentação do dinheiro pago pela compra, finalmente, para a empresa vendedora do produto ou serviço - o que pode demorar até 30 dias.
  12. Emissão de cupom fiscal e Nota Fiscal por parte da empresa, além de preparação e envio do pedido.

Depois da conclusão do processo, caberá à empresa administrar adequadamente as suas Notas Fiscais e encontrar a melhor forma de organizar as contas se quiser evoluir, cada vez mais, na maneira como administra seu fluxo de caixa e organiza o seu departamento financeiro.

Como organizar Notas Fiscais depois do processo de pagamento?

Uma dica é usar plataformas online para gerenciar e emitir as notas fiscais de um jeito mais rápido e diminuindo chances de erros.

Plataformas de confiança e reconhecidas no mercado, como a Cobre Fácil, ajudam com cálculo de impostos, geração dos arquivos no formato correto tanto para armazenamento quanto para envio aos clientes, emissões para diferentes municípios, entre outras coisas. Vale a pena criar seu cadastro e conhecer.

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E como criar um processo de pagamento?

Você pode escolher plataformas de pagamento online também para a criação e organização do seu processo de pagamento. Se fizer isso e contar com o auxílio de soluções digitais, garanta que todas as etapas mencionadas anteriormente no texto sejam compreendidas e busque maneiras de simplificá-las e automatizá-las.

Ao pensar sobre o seu processo, priorize os clientes: considere que eles procuram intuitividade e praticidade e, em paralelo, busque maneiras de aumentar cada vez mais as taxas de conversão desses consumidores no checkout transparente, ou seja, evite que eles abandonem o carrinho de compras no final do processo.

Descubra, enfim, o que não pode faltar para um processo de pagamento atender às expectativas e necessidades, tanto do seu negócio quanto dos clientes.

Checklist processo de pagamento: o que não pode faltar

Quer ter certeza de que o consumidor vai chegar até o fim da compra e de que o pagamento vai ser tranquilo para essa pessoa e também para a sua organização? Faça questão de apresentar produtos e serviços de forma clara e objetiva, mas sempre transmitindo informações verídicas e completas. Depois:

Na hora do cadastro, peça somente as informações necessárias e evite exigir o preenchimento de um vasto formulário.

Ofereça vários meios de pagamento, como boleto, carteira digital, chave Pix e diferentes bandeiras de cartões de crédito e débito.
 Possibilite parcelamentos (de preferência, sem juros).
 No site, apresente selos de segurança e garantias da proteção dos dados dos clientes.
 Siga regras e protocolos nacionais e internacionais para oferecer pagamentos protegidos.
Facilite a consulta de frete e permita que ela seja realizada antes mesmo do checkout.
 Ofereça revisão do pedido.
 Ofereça também o tipo de checkout mais adequado ao seu público-alvo.

Faça questão de cumprir cada uma das metas desse checklist: essa será a melhor forma de organizar contas a pagar e receber da sua empresa e de mantê-la à frente da concorrência no mercado, conquistando e fidelizando clientes o tempo todo. Confie no processo!

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