Gerar boleto como forma de recebimento é oferecer uma opção de pagamento a mais para o seu cliente, ou seja, uma maneira a mais de efetivar a venda.
Oferecer outras maneiras de pagamento é sempre uma boa “sacada” comercial, entretanto, tenha em mente que o boleto bancário, por ser um método mais simples e seguro, é sempre o mais procurado.
Além disso, o cliente que opta pelo pagamento via boleto não precisa possuir conta em bancos, o que, atualmente, está cada vez mais frequente.
Você sabia que quase 39% da população brasileira acima de 16 anos de idade não possui nenhum vínculo bancário?
Sendo assim, usufruir de um gerador de boleto é uma ação indispensável para a saúde financeira do seu negócio.
Como gerar boleto para receber pagamento?
Gerar boleto bancário e utilizá-lo como solução de recebimento é fácil, e qualquer pessoa - sendo física ou jurídica - pode emitir o documento. Inclusive, este método também está disponível para MEI (Microempreendedor Individual).
Existem duas maneiras de emitir boleto de forma simples, sendo que uma delas é através de um banco convencional.
Já a segunda opção - mais favorável! - é a emissão de boleto através de uma plataforma de pagamento. Entenda melhor a diferença entre as duas opções, logo abaixo.
Gerar boleto pelo Banco convencional
O primeiro passo é abrir uma conta em um banco convencional e, logo após, procurar o gerente para entender se a opção “Emissão de Boleto” está disponível na sua conta e para o seu plano, já que alguns bancos não disponibilizam esta opção para PF.
Após esses trâmites, será possível emitir o documento, de maneira manual, preenchendo dados como RG, CPF e endereço do cliente em cada boleto a ser emitido.
Vale ressaltar que durante todo o processo de emissão, os bancos cobram taxas para gerar o boleto, além de cobrarem taxas de manutenção da conta.
Por último, saiba que é preciso que você compartilhe todas as informações dos seus clientes com o banco para que o mesmo possa obter controle sobre as faturas e recebimentos.
Gerar boleto pela Plataforma de cobrança
Através de uma plataforma de cobrança é possível emitir boletos sem burocracias e totalmente sem custo, uma vez que você somente paga a taxa de emissão após o seu cliente efetuar o pagamento do boleto para você.
Caso o cliente não efetue o pagamento, você não fica no prejuízo.
Além disso, utilizando uma plataforma de emissão de boletos, é possível realizar todo o trabalho online e de maneira prática porque o cadastro do cliente é efetuado uma única vez no sistema.
E a cada novo documento gerado, a única ação necessária é apenas buscar pelo nome do consumidor - e pronto!
O boleto será gerado sem qualquer dificuldade e ainda existe a vantagem de que, a partir do cadastro dos clientes, é possível obter relatórios de pagamentos, recebimentos e de clientes inadimplentes.
Como receber via boleto bancário?
Receber pagamento via boleto é uma das maneiras mais fáceis e seguras para isso. O motivo? Você consegue acompanhar os recebidos e saber em qual situação está o pagamento daquele cliente, que optou por utilizar o boleto em formato de carnê.
Para utilizar os benefícios dessa forma de recebimento, tudo o que você precisa é escolher como emitir o boleto, seja através do banco convencional ou de uma plataforma de cobrança.
Vamos imaginar que você escolheu o sistema de uma plataforma de emissão de cobranças.
Veja como utilizar uma plataforma de emissão de cobranças
- Faça o cadastro da sua empresa.
- Depois, cadastre as informações dos seus clientes, como RG, CPF, nome completo e endereço.
- Informe os dados da venda, como o valor, a data de vencimento, os juros e as multas;
- O envio da cobrança ao cliente será automático, feito pela plataforma.
Fácil né? Agora, quer saber qual aplicativo ou plataforma usar para gerar boleto e receber pagamentos? Confira!
Como escolher a plataforma de emissão?
Existem várias opções de software e plataformas de cobrança disponíveis na internet, entretanto, é preciso saber escolher a opção mais completa e segura.
Aquela que proporcione outras ferramentas além da emissão de boleto, como por exemplo:
- mensalidade;
- carnê de pagamento;
- controle de relatórios de recebimentos;
- relatórios de clientes em atraso;
- gestão de cobranças; e
- integração (API).
Escolha um produto que seja de fácil manuseio e totalmente seguro, afinal, todas as informações estarão centralizadas em um mesmo lugar e o acesso a estes dados ficará restrito a pessoas autorizadas.
Em relação à segurança, também é preciso investigar qual o método para salvar dados é utilizado pela plataforma.
A melhor maneira de proteger os dados e as informações financeiras da sua empresa é através da tecnologia chamada de nuvem.
Só assim você pode ter a certeza de que a sua empresa estará com as informações seguras e, mesmo que ocorra algum problema com o computador, nenhum dado será perdido.
A plataforma de cobrança da Cobre Fácil disponibiliza todos os benefícios citados nesse artigo, entre outras vantagens, como por exemplo, o fato de que você não pagará nenhuma taxa para emitir uma segunda via de um boleto.
Ou, ainda, poderá fazer a alteração de qualquer boleto, sem pagar nada por isso também. E a taxa de emissão? Esta você só paga quando e se o seu cliente efetuar o pagamento do boleto bancário.
Sendo assim, cadastre-se agora mesmo no site da Cobre Fácil e comece a desfrutar de todas as facilidades proporcionadas pelo sistema de emissão de boleto.
Deixe seu comentário