Quando uma empresa lida com a venda de serviços e/ou produtos, é preciso ter uma certa variedade de formas de pagamento. Isto acontece porque os clientes têm preferências diferentes, alguns vão querer usar cartão de crédito, enquanto que outros nem sequer possuem um cartão.
Para definir quais as formas de pagamento que vão ser implantadas na sua empresa, é preciso considerar alguns fatores. Dentre eles, qual método se adapta melhor ao tipo de negócio que você tem - um e-commerce, por exemplo, é ótimo com cartões e boletos, mas não funciona com o uso de dinheiro.
Para um empreendedor definir quais os tipos de pagamento serão disponibilizados em seu negócio, este deve conhecer as vantagens e desvantagens oferecidas por cada um dos métodos.
Apesar de parecer simples, esta escolha deve levar em consideração fatores chaves para as vendas e operações de seu negócio como:
3 fatores chaves para as vendas e operações de seu negócio
1. Custos envolvidos nas operações
Os custos de operação variam para cada método de pagamento e estão relacionados, na maioria das vezes, com operadoras financeiras intermediárias. Quanto mais vantagens e comodidades um tipo de pagamento oferece, maiores serão os seus custos. Fique atento a todos eles para não prejudicar suas margens de lucro.
2. Viabilidade para disponibilizar cada tipo de pagamento
Ainda que seja de seu desejo oferecer todos as formas de pagamentos possíveis para não perder nenhuma venda, alguns modelos de negócios não permitem isso.
Apesar de possuir boas vantagens receber pagamentos em dinheiro, negócios baseados totalmente em vendas online não conseguem oferecer essa possibilidade aos seus clientes.
2. Tempo de recebimento do pagamento
Enquanto para algumas formas de pagamento o recebimento dos valores ocorre de maneira imediata, para outras existem prazos estipulados para que ele entre no caixa de sua empresa, o cartão de crédito é um exemplo disto.
Então, fique atento a estes prazos para que eles não prejudiquem o seu fluxo de caixa e ocasionem atrasos e, consequentemente, pagamento de juros no cumprimento das obrigações de sua empresa.
3. Condições de pagamento e experiência do cliente
As formas e condições de pagamento oferecidas pela empresa fazem parte da experiência oferecida aos clientes durante o seu processo de compra. Viabilização da possibilidade de compra, comodidade e segurança são alguns dos aspectos esperados e que definem a escolha do método de pagamento por parte dos clientes.
5 formas de pagamentos mais usados pelas empresas
Agora que você já tem essas noções básicas, confira os tipos de pagamento existentes que serão abordados a seguir:
1. Dinheiro
Quando falamos das formas de pagamento existentes, podemos considerar o pagamento em dinheiro como a mais antiga e tradicional. Dentre as vantagens, para quem vende, podemos citar a ausência do custo de operação financeira, pela não existência de intermediários, e o recebimento imediato do valor no fluxo de caixa da empresa.
Além de sua aceitação ser obrigatória, do ponto de vista estratégico, algumas empresas adotam políticas de descontos para estimular este método de pagamento, porém esta prática é tida como indevida.
As principais desvantagens para o pagamento em dinheiro são sua limitação quanto a condições de pagamento, utilizada apenas para vendas à vista; impossibilidade de utilização em vendas online e e-commerce; e exposição a possíveis prejuízos em decorrência de assaltos.
2. Cheque
A utilização de cheque é, atualmente, a menos popular dentre as formas de pagamento existentes. Alguns fatores atribuídos a isso são a substituição por métodos mais modernos e seguros de pagamento e a falta de credibilidade que ele transmite no mercado.
Apesar de oferecer condições de pagamento aos clientes através de parcelamento da compra por meio de cheques pré-datados, o vendedor assume os riscos do posterior não recebimento dos valores.
3. Cartão de Crédito
Esta talvez seja uma das formas de pagamento que oferece as melhores condições e facilidades para os seus clientes. Este método permite que a compra seja realizada sem que o cliente possua o valor total em mãos, mas, sim, crédito e limite disponível em seu cartão.
Além disso, ela permite que o estabelecimento ofereça a opção de parcelamento de forma segura, se protegendo de possíveis inadimplências e assegurando seu total recebimento por parte da operadora financeira.
Para produtos de valores mais elevados, é importante que esta opção seja oferecida pelo vendedor a seus clientes.
Seus pontos negativos se encontram nos custos e taxas com as adquirentes (geralmente mais elevadas que as operações de débito) e também com o prazo de recebimento dos valores, que se dá em, no mínimo, 30 dias.
4. Cartão de Débito
Atualmente, o cartão de débito se tornou a forma mais comum de “carregar” dinheiro e realizar pagamentos em compras diárias. Assim como com o dinheiro, a transação se dá de forma direta e imediata do cliente para a empresa, com o pagamento total sendo realizado à vista.
A diferença se encontra na presença de uma operadora financeira intermediando a venda. Para isso, o empreendedor deve arcar com os custos de uma máquina para os recebimentos de pagamentos em cartão e também com as taxas envolvidas na operação.
Apesar destes custos adicionais, é de fundamental importância para o sucesso de suas vendas oferecer esta opção.
5. Boleto Bancário
A emissão de boleto bancário é uma forma prática de empresas realizarem suas vendas (ou cobranças) e uma excelente alternativa dentre as formas de pagamentos existentes para os clientes.
O boleto emitido pela empresa é entregue ao cliente, ficando a ele a responsabilidade de realizar o pagamento do mesmo até a data de vencimento estipulada.
Para a empresa, o boleto pode ser uma boa vantagem ao utilizar uma plataforma de gestão financeira tal como a Cobre Fácil, pois, através desta, o dono do negócio só paga a taxa de emissão quando o cliente efetuar o pagamento do boleto.
Além disso, essa forma de pagamento é bastante segura e dá a possibilidade de oferecer descontos para pagamentos à vista.
Deixe seu comentário