Como e por que a cobrança recorrente pode aumentar sua receita? Trazendo segurança e previsibilidade para você e o seu negócio! Permitindo uma maior estabilidade financeira e um planejamento estratégico mais adiantado também.
Além de trazer benefícios, essa modalidade gera mais valor agregado para a marca e contribui com a diversificação de opções de pagamentos apresentadas para o consumidor final, facilitando ainda mais o processo de vendas.
Por ser um tipo de cobrança totalmente automatizado, ela proporciona a antecipação dos próximos valores que entrarão em caixa, trazendo tranquilidade a você para se planejar e possibilitando a melhora da experiência do cliente e do relacionamento com a empresa.
Vem com a gente que vamos explicar mais sobre esse assunto!
Como funciona a cobrança recorrente?
Na cobrança recorrente, o cartão de crédito do cliente é cadastrado no sistema da empresa para que os débitos aconteçam de forma automática, sem a necessidade de pagamento de boletos ou parcelas e o melhor de tudo: o limite desse consumidor não fica comprometido!
Esse modelo é adotado pela maioria dos serviços de streaming ao redor do mundo, nos quais cadastramos nosso cartão no site e a cobrança chega pra gente automaticamente toda semana, todo mês, todo semestre ou até mesmo anualmente.
A cobrança recorrente pode se estender para academias, estacionamentos, cursos e outros setores que disponibilizam serviços que dependem de pagamentos periódicos para continuar acontecendo.
Muitas pessoas podem confundi-la com o parcelamento, mas ela funciona de uma forma um pouco diferente. Confira em detalhes no próximo tópico.
Qual a diferença entre pagamento recorrente e pagamento parcelado?
O parcelamento acontece quando um valor único e total de determinado produto ou serviço é dividido em várias vezes, independentemente se o consumidor continuar ou não usufruindo desse produto ou serviço. Já a recorrência é contínua e, portanto, quem compra ou contrata algo continua pagando um valor determinado por ele até deixar de usufruir do mesmo.
Pagamentos recorrentes mensais, por exemplo, mostrarão para o consumidor final que determinado valor – aquele estabelecido a ser pago por mês – foi descontado de seu cartão de crédito automaticamente. Só aquele valor e nenhum outro, o que deixa o limite do cartão liberado.
Agora que você sabe o que é a cobrança recorrente, podemos ver quais são os seus benefícios.
Quais são os benefícios da cobrança recorrente?
Previsibilidade de receita, mais possibilidades de negócios, redução de custos e de índices de inadimplência e garantia de segurança para quem compra e para quem vende são as principais vantagens de implementar o modelo de cobrança recorrente em uma empresa. Entenda a seguir.
1. Previsibilidade de receita
Com a recorrência, o gestor consegue prever com mais facilidade quanto dinheiro terá em caixa ao final de determinado período – considerando que todos os valores sejam cobrados automaticamente das contas dos clientes sem nenhuma complicação.
Isso acontece porque, na modalidade, a quantia que cada consumidor paga por determinado produto ou serviço do qual usufrui já é pré-estabelecida antes mesmo da compra ou contratação, em comum acordo com a empresa.
Aliás, não se esqueça de ser sempre transparente sobre valores e datas de cobrança para que não aconteçam mal-entendidos para os dois lados, ok?
2. Mais possibilidades de negócios
Por não comprometer o limite do cartão de crédito, essa é uma forma de pagamento favorável para o consumidor se comparada aos métodos mais tradicionais.
Além disso, gera mais valor agregado para a marca, atende às necessidades pontuais do cliente e, consequentemente, aumenta as chances de essa mesma pessoa fechar outros negócios com você.
3. Redução de custos
A recorrência permite automatizar praticamente todos os processos de cobrança e elimina gastos das empresas com a emissão de boletos, por exemplo. Ela também ajuda gestores como você a cortar investimentos feitos na "caça" a clientes inadimplentes: ligações, mensagens e até envios de cartas.
Dessa forma, novas oportunidades de gestão financeira ficam abertas e você não precisa se preocupar em olhar diariamente para esse assunto, direcionando o seu foco ao dia a dia do negócio e a atividades estratégicas.
Gostou da ideia? Se sim, a nossa dica é: invista em um bom sistema de cobrança recorrente, que permita que você tenha a visão geral de todas as transações e possa gerenciar as cobranças direto do seu celular, tablet ou notebook.
4. Redução da inadimplência
O número de brasileiros inadimplentes bateu mais um recorde no início de 2023 – 70,1 milhões no total –, mas dá para evitar dores de cabeças provocadas pela falta de pagamentos e uma das principais formas de fazer isso é justamente trabalhando com a opção da cobrança recorrente.
Como ela não dependerá de altos limites do cartão de crédito para ser realizada e acontecerá automaticamente dentro do espaço de tempo que ficar predeterminado entre você e seu cliente, esse método de pagamento permite à sua empresa superar problemas como o famoso "esqueci que vencia ontem!".
Sem contar que é super seguro para os dois lados.
5. Segurança
A segurança é um dos maiores benefícios da cobrança recorrente, principalmente quando, para colocar em prática a modalidade, empresas optam por contar com a ajuda de plataformas desenvolvidas por especialistas do mercado.
Além de contar com sistemas de criptografias, impedindo o acesso e roubo de dados, essas ferramentas fazem com que os pagamentos negados sejam submetidos a novas tentativas e enviam alertas aos clientes sobre todas elas, seja para eles identificarem algum problema com suas contas bancárias, seja para se lembrarem de pagar.
Nada disso acontece em acertos de contas feitos com cartão de débito ou crédito.
Agora, vamos a mais alguns pontos que, com certeza, vão fazer você se convencer da importância desse método?
Qual a importância dos pagamentos recorrentes?
Retenção de clientes e facilidade na hora de planejar projetos e investimentos futuros são os principais fatores de importância que vão convencer você a implementar ou manter um sistema de pagamentos recorrentes na sua empresa. Veja!
Retenção de clientes
Todo cliente gosta de ter mais de uma opção na hora de comprar: seja na hora de escolher uma roupa, um produto novo e até mesmo quando chega no caixa e se depara com duas ou mais formas de pagamento, logo, oferecer a recorrência para quem compra da sua empresa ajuda cada consumidor a ver mais valor naquilo que está sendo vendido.
É assim que cada vez mais pessoas criam relacionamentos com sua marca sem nem mesmo se importar em pagar, às vezes, até mais do que a concorrência pelos itens ou serviços ofertados e tendo interesse em desfrutar apenas dos seus benefícios.
Possibilidade de olhar para o futuro
Com controle automatizado de todos os pagamentos que vão entrar no caixa, você pode investir em planejamentos de curto, médio e longo prazo de maneira mais assertiva e com maior certeza de que todas as estratégias serão positivas.
Seja para aumentar o espaço do estabelecimento, oferecer mais serviços ou melhorar a qualidade dos materiais dos produtos, a recorrência ajuda a sua empresa a focar, cada vez mais, no crescimento de vendas e receitas. Aliás, ela terá impacto direto nisso também!
Como a cobrança recorrente pode aumentar vendas e receitas?
Por trazer previsibilidade e segurança acima de tudo, a cobrança recorrente permite que empresas alcancem o equilíbrio financeiro mais rapidamente e o mantenha sem grandes preocupações, fazendo um controle de caixa e de despesas completamente saudável.
Segundo o Mapa de Empresas apresentado pelo governo federal no final de 2022, pouco mais de 1,5 milhão de empreendimentos fecharam no Brasil apenas entre julho e setembro e o maior causador das falências foi a má gestão financeira que essas empresas tiveram.
A cobrança recorrente pode ajudar a evitar um encerramento das suas atividades, sem dúvida.
Ao saber quais serão os valores que virão mensalmente, você consegue entender a realidade da sua empresa e como equilibrar as contas, investindo qualquer dinheiro excedente em esforços para atração e retenção de clientes ou guardando o montante para fazer uma reserva para situações emergenciais.
Viu só a importância de pensar em praticidade e tudo o que dá pra conseguir com ela? Não deixe de explorar possíveis inovações que podem ser legais por aí e siga em frente, alcançando novos patamares! Depois, conta pra gente como vai a sua trajetória.
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