Cobrança ao cliente: sistema que otimiza a vida do empreendedor

Conheça os benefícios de um sistema de gestão de cobrança ao cliente e como ele pode simplificar (e muito!) a gestão financeira e a vida do empresário.

Cobrança ao cliente

Tão importante quanto a entrega do seu produto ou serviço, fazer uma cobrança ao cliente faz parte do pacote da experiência dele com a sua marca, produto e/ou serviço. Por isso é muito importante que você ofereça formas de pagamento mais acessíveis a ele.

Portanto, escolher como fazer cobrança a um cliente, além dos critérios de praxe como as taxas financeiras de cada método, deve ser considerado o perfil do seu cliente e o contexto do seu negócio.

Você sabia que um em cada três brasileiros não possui conta bancária? Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, esse mesmo grupo de desbancarizados movimenta mais de R$ 800 bilhões anualmente, ainda que precisem esperar em média três anos para juntar dinheiro suficiente para adquirir produtos com algum valor agregado, como eletrônicos.

Com base nesses dados, é possível afirmar que a maneira mais democrática de cobrança é através de boletos. Além de democrática, ela pode ser muito simples quando realizada através de uma boa plataforma de pagamentos que, além de facilitar a geração de boletos, permite emissão de carnês, mensalidades e unifica todas as informações em um painel de gestão financeira único e intuitivo.

Vantagens de utilizar um sistema de pagamentos

Não precisa ter uma conta bancária para emitir boletos

Se você está entre os 45 milhões de desbancarizados mencionados na pesquisa acima, pode adotar uma plataforma de gestão de pagamentos para o seu negócio.

Isso porque a própria plataforma administra a burocracia bancária e você não precisa se preocupar com contratação de bancos e administradoras, gateways de pagamentos, gestão de fraude ou outros serviços. Basta fazer um único cadastro no sistema.

Administração da cobrança e gestão financeira em uma única plataforma

Assim como você precisa cadastrar os dados da sua empresa uma única vez na plataforma, os dados dos seus novos clientes também. Uma vez cadastrados no sistema de pagamentos, você apenas precisará inserir as informações de valores e datas para cada novo boleto.

A partir daí, você pode acompanhar o status de cada boleto emitido. São eles:

  • Enviado - boleto emitido e entregue na caixa de entrada do e-mail do seu cliente;
  • Recebido - e-mail lido pelo cliente;
  • Pagamento efetuado - com informações de data e valor (para o caso de ser pago com juros);
  • Atrasado - boleto ainda em aberto.

O sistema também automatiza os processos de baixa de pagamentos e conciliação dos recebidos.

Para a completa gestão financeira do seu negócio, a plataforma apresenta um painel de controle gráfico com todas as cobranças previstas e recebidas, com visualização do mês atual e mês anterior, mais um gráfico do ano vigente comparando previstos e recebidos mês a mês.

Com todos esses dados em mãos, você tem uma posição clara da atual situação financeira da sua empresa, além da previsão de faturamento e entradas para ter total segurança nas tomadas de decisão do seu negócio, como para novos investimentos.

Configure uma única vez a emissão de pagamentos mensais

Boletos avulsos

Se o seu negócio é pontual, ou seja, cada venda tem um valor específico, você pode emitir boletos avulsos a cada venda.

Mas se o seu negócio requer uma cobrança recorrente, a plataforma de pagamentos pode gerar boletos de outras duas maneiras:

Carnê

O carnê de pagamento emite de uma única vez a quantidade de parcelas pré-contratadas e fixas por mês.

Por exemplo: um consultório de odontologia cobra um valor fixo para um implante dentário que pode ser parcelado em 6x. A modalidade carnê emite esses seis boletos de uma única vez e os envia por e-mail ao cliente.

Mensalidade

Já a modalidade mensalidade é para quando o valor a ser pago mensalmente pode sofrer algum tipo de alteração.

Por exemplo: uma agência de marketing tem contratado um fee mensal com o cliente, mas, de tempos em tempos, faz uma cobrança adicional de percentual de anúncios pagos. Com a mensalidade já cadastrada para o cliente, a agência só precisará fazer a alteração naquele mês específico e as demais mensalidades seguem o baile.

Pague somente pelo que você receber

Com clientes cadastrados e boletos emitidos, o painel de controle de gestão financeira da sua empresa começa a gerar gráficos com as previsões de entradas. Se até aqui você ainda não recebeu nenhum dinheiro, não é justo com o seu negócio já estar devendo, não é verdade?

Mais um ponto positivo para o sistema de pagamentos: você só paga por cada boleto quitado, ou seja, uma taxa única e fixa para cada pagamento recebido na plataforma, independente do valor do boleto. Simples assim.

E para onde vai o dinheiro? Ao receber o primeiro pagamento pela plataforma, uma conta corrente digital é criada. Mas não se preocupe: a conta digital é livre de taxas mensais e anuais.

Redução da inadimplência

Sabemos que a inadimplência pode ocorrer porque o cliente esqueceu de pagar a mensalidade na data, pode ter perdido o boleto impresso, entre outros motivos. Situações assim são facilmente resolvidas com uma plataforma de pagamentos.

Para lembrá-lo mais perto da data do pagamento, a plataforma envia um e-mail de cobrança para o cliente, contendo novamente o boleto com vencimento para aquele mês.

Caso ele ainda assim não efetue o pagamento, após três dias do vencimento, a plataforma começa a enviar uma carta de cobrança ao cliente periodicamente. Além do e-mail, essa mensagem pode ser em formato de SMS.

Ficou interessado?

Antes de contratar uma plataforma de pagamentos, assegure-se de que ela cobrirá todos esses benefícios e realmente será uma ferramenta para facilitar a sua vida e não te dar outros tipos de problemas.

A Cobre Fácil é o sistema de pagamentos e emissão de boletos que atende a todos esses recursos e vai resolver sua gestão de cobranças, organizar o fluxo de caixa e previsões financeiras e, de quebra, diminuir a ocorrência de inadimplência no seu negócio.

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