O checkout transparente é uma funcionalidade que permite um fluxo de pagamento rápido e amigável dentro de uma plataforma. A medida é importante para impulsionar as compras no formato online, já que a maioria dos pedidos não são concluídos ou são abandonados no carrinho.
Mas você já se perguntou por que isso acontece com tanta regularidade? Já se questionou se os clientes do seu negócio se sentem seguros ao fornecer informações pessoais e dados de pagamento dentro da sua plataforma?
Pois bem, se você vende pela internet, não basta apenas cuidar da qualidade do produto ou do serviço oferecido, mas também da experiência do usuário dentro da plataforma, principalmente durante o processo de finalização de uma compra.
Por isso, se você quer oferecer uma experiência de compra ainda melhor para o seu consumidor, é só anotar as dicas que vai ler neste artigo. Pronto? Vamos lá.
O que é checkout transparente?
É o processo final de uma compra dentro de uma loja virtual, envolvendo o cadastro do usuário, a verificação do pedido, a escolha do modo de entrega e a realização do pagamento dentro da plataforma - sendo importante especialmente durante essa última etapa.
Desse modo, enquanto o checkout tradicional direciona o cliente para uma nova URL e torna o processo de compra demorado e, por vezes, até mesmo duvidoso, o checkout transparente mantém o comprador na mesma tela durante todo o processo de finalização do pedido.
Assim, ao invés de ser direcionado para a página do intermediador de pagamento, o usuário permanece na página “conhecida” e conclui sua compra com facilidade e segurança enquanto todo o processo de intermediação do pagamento é feito de modo silencioso.
Para isso acontecer, você deve fazer uso de uma API de pagamento com checkout transparente, o que permite que dois softwares se comuniquem e funcionem de modo interligado, permitindo que o pagamento possa ser feito na mesma tela.
Além de manter o usuário na mesma página, o ideal é que o processo de compra seja realizado em até três fases, não prolongando ou confundindo o momento de conversão. O cálculo aqui é simples: quanto mais praticidade no processo de compra, mais vendas serão realizadas.
Por isso, também é indicado contar com o suporte do time de UX, principalmente com um UX Designer e um UX Writer, uma vez que as cores, tipologias, distribuição de informações e palavras utilizadas podem interferir na finalização do pedido.
Qual a importância do checkout transparente?
Esse procedimento é responsável por aumentar as conversões dentro de uma loja virtual, uma vez que tem o poder de diminuir a taxa de abandono de carrinho. Afinal, quanto mais prático e intuitivo for o processo de pagamento de uma compra, mais rapidamente ela será finalizada.
Por isso, se um negócio precisa impulsionar suas vendas online e superar o "fantasma" das desistências no carrinho do e-commerce, talvez seja necessário repensar seu processo de finalização de compra e implementar um checkout transparente e amigável.
Além disso, de acordo com os dados levantados pela Moosend, os principais motivos para a desistência de compras no formato online são, respectivamente:
- valor do frete (60%);
- custos inesperados (23%);
- checkout longo e complicado (28%); e
- falta de segurança (19%).
Os dados da pesquisa mostram que pelo menos 47% dos abandonos no carrinho do e-commerce poderiam ser evitados com a implementação de um checkout transparente e práticas otimizadas de User Experience.
Afinal de contas, a finalização de uma compra é um momento decisivo e sensível, uma vez que é necessário fornecer dados pessoais, endereço completo e informações bancárias, como o número e o código de segurança do cartão de crédito.
Quais as vantagens do checkout transparente?
Além de evitar “quebrar” o fluxo de pagamento de seus clientes, direcionando-os para outra URL, um checkout transparente:
- melhora a experiência de compra do usuário;
- diminui a taxa de abandono de carrinho;
- torna a jornada de compra simples e rápida, diminuindo o número de etapas necessárias para finalizar a aquisição;
- transmite mais segurança aos usuários; e
- aumenta a taxa de conversão de vendas.
Para potencializar esses benefícios, lembre-se de oferecer um checkout transparente responsivo, ou seja, que se adapte aos diferentes tipos de dispositivos, como o celular, além de realizar testes de conversão, testando a usabilidade do serviço e a experiência do usuário com a etapa final de compra.
Como a API da Cobre Fácil pode melhorar o fluxo de cobranças da empresa?
Se você quer colher frutos de um checkout transparente e ainda aproveitar para integrar novos serviços à sua loja virtual, como aumentar o leque de meios de pagamento disponibilizados por ela e ter mais controle de suas vendas, chegou a hora de conhecer mais sobre a API da Cobre Fácil.
A nossa API pode ser inserida em qualquer tipo de sistema, além de possuir a documentação de integração pronta para que o time de desenvolvedores da sua empresa possa aplicar a solução de modo simples e rápido.
Um dos principais benefícios da ferramenta é que você pode criar sua própria interface de usuário, deixando a etapa final de compra com a “cara” da sua marca, ao mesmo tempo em que tem controle total sobre as cobranças emitidas e recebidas.
A solução permite a criação de um processo de cobrança que respeite as necessidades da empresa, com tecnologia que possibilita o envio de dados sobre a cobrança em tempo real, assim, você pode construir um fluxo de mudança de status de pagamento e receber notificações sempre que ele for alterado.
Gostou? Então, você também vai gostar de saber que a API de pagamento da Cobre Fácil é estável e segura, possuindo todas as certificações necessárias para garantir a segurança dos dados que transitam entre os sistemas conectados.
No mais, desejamos que você faça uma boa integração de checkout transparente e faça boas vendas!
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