A receita recorrente é um faturamento contínuo gerado pela venda de produtos e serviços comercializados por meio de planos, assinaturas e mensalidades, logo, um dos modelos de negócio mais populares e atuais do mercado.
Afinal, o que pode ser mais prático do que realizar um cadastro ou assinar um contrato uma única vez e consumir um produto ou serviço regularmente, sem a necessidade de ter que solicitar o acesso sempre que desejado?
Ou você ainda se imagina saindo de casa, indo até uma locadora, escolhendo um filme, voltando para assistir e, ao fim de um prazo de 7 dias, retornando ao estabelecimento para devolver o DVD alugado? Pois é.
Inclusive, as plataformas de streaming são os principais cases de sucesso da cobrança e receita recorrente.
Ficou interessado? Aqui, você confere as características de uma receita recorrente, conhece sua importância, tipos de empreendimentos com demanda contínua e aprende como implementar esse modelo de negócio. Vamos juntos?
O que é receita recorrente?
É um fluxo de faturamento contínuo recebido por empresas que trabalham com produtos ou serviços fornecidos e renovados mensalmente, quinzenalmente ou em outro período pré-determinado de modo recorrente e automático.
Assim, em vez de vender e receber de seus clientes de modo esporádico, você tem uma previsibilidade maior de sua receita mensal, já que os recebimentos acontecem de forma automática e contínua nesse modelo de negócio.
Exemplos de negócios com receita recorrente
Muitos negócios podem ser adaptados para o modelo de receita recorrente, mas os mais comuns são:
- Academias
- Streamings
- Escolas
- Cursos
- Clubes de assinatura
- Empresas de Software as a Service (SaaS)
- Comércios que vendem produtos essenciais do dia a dia, como farmácias e supermercados.
Como funciona a receita recorrente?
Ela funciona apenas para produtos e serviços de demanda contínua, como cursos de idiomas, escolas, academias e clubes de assinatura, logo, não é possível ter uma receita recorrente vendendo produtos ou serviços pontuais.
Na prática, a receita recorrente funciona assim:
- O cliente realiza um cadastro ou assina um contrato.
- Escolhe um meio de pagamento: cartão de crédito, débito recorrente, boleto bancário, etc.
- Informa os dados de pagamento.
- Recebe acesso ao produto/serviço contratado por um período determinado.
- É cobrado periodicamente enquanto utilizar o produto/serviço.
- A empresa tem acesso à receita recorrente, mensalmente, no prazo combinado.
Assim, ao invés de realizar vendas esporádicas, você vende regularmente até que o cliente resolva interromper essa relação automática de consumo.
Qual a importância do modelo de receita recorrente?
Ele é imprescindível para o funcionamento de negócios que trabalham com mensalidades e assinaturas, afinal, se o serviço é contínuo, não existe necessidade de recolher dados de pagamento e gerar uma cobrança por vez mês após mês.
Colocar em prática esse modelo de cobrança é importante para desburocratizar e automatizar o financeiro da empresa, seja ela uma academia ou um clube de assinatura, por exemplo, especialmente se os planos dessa organização incluírem crescer no mercado e aumentar o faturamento.
6 maiores vantagens da receita recorrente para empresas
Se você atua em um ramo comercial que possa fazer parte desse modelo de contrato, mas ainda não está convencido de que uma receita recorrente pode levar o seu negócio para outro nível, chegou a hora de conferir mais alguns benefícios!
1. Receita previsível
A receita recorrente traz previsibilidade para o caixa da empresa, já que é possível mensurar qual será o faturamento do negócio nos próximos meses. Assim, você pode planejar com antecedência suas ações, reduzir custos, investir em matéria-prima, mão de obra ou infraestrutura, por exemplo.
2. Estabilidade financeira
O sonho de todo empresário, principalmente do pequeno empreendedor, afinal, a previsibilidade da receita recorrente traz uma sensação de organização financeira, exigindo menos energia para garantir as vendas dos próximos meses.
3. Maior controle de demanda
Se você tem um número x de vendas recorrentes mensais, é possível ter uma noção quase exata de que a demanda para o próximo mês corresponderá, pelo menos, ao número de pacotes contratados.
Por exemplo, se você tem um clube de assinatura de livros com 50 assinantes, vai ser necessário produzir, pelo menos, 50 pacotes do produto, certo? Logo, você tem um maior controle de matéria-prima, de custos e estoque.
4. Potencial de crescimento e escalabilidade
Com o seu faturamento mensal recorrente e suas cobranças automatizadas, a equipe ganha tempo para esquematizar um plano de negócios que objetiva escalabilizar as operações da organização, incluindo outros produtos no portfólio da empresa ou expandindo o segmento atual.
5. Diminui o índice de inadimplência do negócio
Quando a cobrança é feita de modo contínuo, descontada diretamente do saldo ou do cartão de crédito do cliente, o índice de inadimplência do seu negócio cai. Afinal, dessa forma, a cobrança acontece automaticamente até que a relação seja interrompida, evitando que o cliente esqueça de efetuar o pagamento da dívida.
6. Facilidade para fidelizar clientes
Se o seu negócio oferece um produto ou serviço de demanda contínua, foca na qualidade do que vende e facilita o processo de pagamento desse item, você aumenta significativamente as chances de o cliente ficar na sua empresa por muito mais tempo, alargando a vida útil do consumidor.
Como implementar o modelo recorrente?
Confira o passo a passo de como implementar o faturamento recorrente abaixo.
1. Verifique se o seu produto/serviço possui demanda contínua
O primeiro passo é verificar se esse modelo de negócio cabe na sua empresa, já que, para ser possível aplicar a receita recorrente, o produto deve possuir um demanda contínua, de outro modo, não será eficiente e nem trará os resultados esperados.
Por exemplo, se você tem uma academia de musculação, crossfit ou jiu jitsu, você consegue aplicar a receita recorrente tranquilamente, afinal, é improvável que o cliente consuma seu serviço por apenas um mês. Portanto, esse é um modelo de negócio que possui uma demanda frequente.
2. Crie planos e preços variados para atender necessidades diferentes
A segunda etapa consiste em criar pacotes e preços variados para atender necessidades diferentes do seu público-alvo, ou seja, você pode criar planos mensais, trimestrais ou semestrais e aplicar descontos para a contratação de pacotes mais extensos, incentivando a recorrência de longo prazo.
Além disso, ampliar o portfólio de planos e aplicar preços diferentes a cada um deles faz com que você atinja diversas categorias de poder de compra, tornando o seu produto ou serviço mais acessível e democrático.
3. Precifique os planos de acordo com os padrões praticados pelo mercado
Porém, não adianta nada precificar os itens de maneira equivocada, tabelando para cima ou para baixo o seu produto.
É preciso ser coerente com os padrões de preços praticados no mercado, cobrando de forma justa, mas sem prejudicar o andamento do seu negócio.
Além disso, para calcular o preço de venda do produto da melhor forma possível e ainda ter sucesso na concretização da receita recorrente, será necessário aplicar valores diferentes para cada pacote, de outro modo, não adianta oferecer mais de uma opção.
4. Atente-se à experiência do usuário do seu produto
Cuide da experiência do seu cliente, antes e depois da efetivação da venda, do contrário, ele vai deixar a sua empresa com ou sem recorrência.
Por isso, mantenha a qualidade máxima do seu produto e lembre-se de triplicar o cuidado com a plataforma de vendas, caso a venda seja realizada pela internet.
Preocupe-se em oferecer um site responsivo, que se adapte à qualquer dispositivo eletrônico, que tenha uma interface amigável e um checkout transparente.
5. Analise indicadores de desempenho
Para conferir se esse modelo de negócio está sendo lucrativo, vai ser necessário analisar alguns indicadores de desempenho, entre os principais estão:
- Lifetime Value (LTV) ou valor gerado pelo cliente atual ao longo de seu ciclo de vida;
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Churn Rate ou Taxa de Rotatividade, que indica quanto a empresa perdeu de clientes dentro de um determinado período;
- Receita Recorrente Mensal; e
- Receita Recorrente Anual.
Olhar com atenção para os números da empresa é a única forma de garantir que ela está na direção certa.
6. Utilize um sistema de cobrança recorrente
Você precisa de um sistema de cobrança recorrente para receber o faturamento recorrente da empresa e gerir seus pagamentos periódicos da melhor forma possível.
Por isso, conte com uma plataforma que cobre de maneira recorrente, possibilite a criação de diferentes pacotes de serviços, dispare lembretes de cobrança com regularidade, ofereça indicadores inteligentes e, se possível, conte com uma área exclusiva para que o cliente acompanhe seus pagamentos.
Como potencializar minha receita recorrente?
Para potencializar sua receita recorrente, preparamos três dicas fundamentais:
- Divulgue o seu produto/serviço recorrente nas redes sociais, estreitando a relação da marca com o público-alvo através de produção de conteúdo relevante.
- Aposte no up-sell e cross-sell, realizando a venda cruzada de versões atualizadas do seu produto ou de itens suplementares.
- Lembre-se também de realizar vendas pontuais com o objetivo de potencializar o fluxo de caixa do negócio em momentos de capitalização ou até mesmo quando quiser apresentar o seu produto a mais gente.
Agora que você conferiu o que é uma receita recorrente e aprendeu como colocá-la em prática, fique à vontade para navegar no nosso blog e conhecer mais sobre a nossa solução financeira. Bons negócios!
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